sábado, 30 de janeiro de 2010

Globo$ de Ouro 2010

O Apocalip$e

Bom, falando rápido do Globo de Ouro: que palhaçada foi aquela? Os cínicos dizem que não dá pra levar tal prêmio a sério , que eles semopre foram deslumbrados, sem crédito e etc. Não deixa de ser verdade, mas picardia tem limites. Ele$ perderam a noção!

Premiar Avatar e Se Beber, Não Case, dois filmes medianos (o segundo é uma nulidade) como os melhores de 2009 só prova que a tal Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood está louca pra agradar aos poderosos, a qualquer custo, e danem-se os filmes e artistas que merecem e precisam estar na vitrine deste tipo de festa para terem seus filmes mais conhecidos e vistos.

Em anos anteriores (embora cada vez menos, afinalvirou modinha distribuir prêmios) o Globo de Ouro teve resultados surpreendentes e deu uma grande força a muito ator, cieasta e seus filmes no Oscar - que afinal, é o objetivo final de todo mundo na área.

Pra ficar em um exemplo, ano passado Sally Hawkins ganhou como Melhor Atriz de Comédia pela sua performance senscaional em Simplesmente Feliz. Imagine a mulher ganhando um Golden Globo este ano! Ela apareceu pra entregar o prêmio a Robert Downey Jr. na última cerimônia, e definitivamente era a mais esquisitinha e a menos famosa de todos naquela sala. O presidente da tal Associação deve ter ficado aliviado quando ela caiu fora do palco.

A surpresa mais grotesca foi a derrota de Nine para a comediazinha de Todd Philips - este pelo menos entregou um ótimo discurso. Não que o filme de Rob Marshall, que ainda não vi, pareça ser grande coisa, mas quem, em sã consciência diria que um muscial cheio de frufrus, adaptado da Broadway, insipirado no universo de Fellini e estrelado por uma cacetada de belas atrizes vencedoras do Oscar iria para casa sem nada, sendo esnobado por uma comédia rasteira e sem graça com Mike Tyson no elenco?

Putz, estes caras indicaram O Fantasma da Ópera de Joel Schumacher a Melhor Filme de 2004! Se você faz um musical nos Estados Unidos,já está automaticamente indicado ao GG. Mas, em dias de crise mundial, Nine não fez dinheiro e o tal The Hangover tornou-se a comédia mais vista de todos os tempos nos EUA, assim como Avatar já superou Titanic, em valores não atualizados, na bilheteria mundial. Resumindo: o GG virou mistura de Guiness Book com Critics Choice Awards.

Nenhum comentário: