quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Avatar ( ** )


Ame a natureza. E a tecnologia

Vamos aos elogios. Avatar, que há anos lemos e ouvimos que seria uma revolução tecnológica, é bem feito sim, elevando a patamares inéditos a computação gráfica no cinema. Se em 2002 e 2003 nos impressionamos com propriedade com a textura e profundidade do Gollum de O Senhor dos Anéis, aqui temos efeitos tão críveis que esquecemos de sua natureza artificial. Embora os seres criados pela equipe de Cameron não sejam perfeitos, ganham em veracidade de atuação, num ótimo upgrade da técnica de capture motion. Robert Zemeckis deve estar de mau humor em algum lugar.

O avatar da Sigourney Weaver é ainda mais crível e realista do que a própria Sigourney, e Zoe Saldana, que aparece no filme somente em sua versão azulzinha, está excelente. Dá para enxergar a atriz ali, o que é mais uma prova do uso excepcional que James Cameron faz dos efeitos especiais e das novas técnicas. Ele não valoriza apenas a natureza da técnica, mas a integra organicamente à narrativa, feito raríssimo.

O mundo natural de Avatar (os nomes da raça, dos personagens e afins são tão complicados que nem vou me dar ao trabalho de reproduzir aqui) é interessante, mas não passa de uma variação da Terra, o que é meio broxante, afinal este é o tal filme que está sendo preparado há uma década e meia. É detalhista, mas um pouco óbvio.

A mensagem new age e ecológica de Cameron chega na hora certa, o que deve tornar o filme mais palatável e atraente para a parcela, digamos assim, mais adulta e aversa a blockbusters. Mas aí é que está. Ignorando-se o filme de estreia de Cameron, o horrendo Piranhas 2 - Assassinas Voadoras, todos os filmes do cara são bem escritos e magnificamente dirigidos, o que não é o caso deste aqui.

Tudo parece no lugar e a trama corre sem maiores sufocos, mas o roteiro de Avatar é primário e pedestre (lembra uma animação da Disney...), e não fosse a tal revolução tecnológica que o filme quer tanto promover, principalmente nas salas 3D mundo afora, a mão do cineasta seria irreconhecível. O filme tentar passar uma mensagem simples e direta de forma pouco pragmática. A metragem é bem longa, a trilha sonora é horrível (cortesia do repetitivo James Horner, aqui em um mau dia) e no fim fica a impressão de que o filme é razoável, mas poderia ser de qualquer um.

Tudo o que o Cameron gosta, inclusive o fetichismo militar (o que é irônico, pois ele critica os militares aqui mas é claramente atraído pelas peculiaridades deste grupo)está presente, mas parece que o diretor de Aliens - O Resgate e O Exterminador do Futuro perdeu um pouco a mão aqui e, apesar de que não falta ação, claro, e bons momentos poéticos (às vezes, ripongas) ele perdeu um pouco da originalidade e mão firme que pontuou seus filmes anteriores. Um blockbuster genérico acima da média, que pode ser recompensador pra quem aguentar tanto azul e verde na cara.

PSIU: Ok, ok. Vi Avatar numa projeção convencional e, de brinde, com áudio dublado. Ou seja, só posso imaginar como seria a experiência de ver o filme em 3D, mas suspeito que não mudaria muito de opinião. O filme tem que falar por si, e quando lia, há anos e anos, que a produção seria isto e aquilo e "mudaria o cinema" e afins, com certeza não imaginava que este título seria mais um na multidão. A técnica evoluiu, mas a maneira de contar a história aqui é envelhecida e trivial.

PSIU 2:Sou fã de James Cameron, e fiquei ainda mais quando ele declarou recentemente que não pretende substituir atores, mas sim economizar em maquiagem. Um alívio, afinal os esforços em vão de gente como Zemeckis e George Lucas (que diz ser fã do "cinema puro, sem atores". Medo) é substituir o prazer de ver uma atuação de verdade por pixels. Ainda bem que estão se dando mal. Mil pontos para James Cameron.

PSIU 3:Avatar como um dos favoritos a liderarem as indicações ao Oscar? É piada né? A coisa tá feia pra Academia. E duvido que o filme receba muito amor de lá, embora a indicação a Melhor Filme seja quase certa.

Meu Top 8 James Cameron (longas de ficção):

1 - O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final ( ***** )
2 - True Lies ( ***** )
3 - Titanic ( **** )
4- Aliens - O Resgate ( **** )
5 - O Exterminador do Futuro ( **** )
6 - O Segredo do Abismo ( *** )
7 - Avatar ( ** )
8 - Piranhas - Assassinas Voadoras ( * )

Avatar / James Cameron / 2009 (2.35:1)

3 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Pelo jeito as polêmicas começaram... Pois bem, achei um filme estupendo com uma história secundária... Sei que é difícil desligar essas coisas mas o êstase visual, para mim, foi tão grande que engoli sem nenhum problema a história "Pocahontas/Tarzan" do filme e adorei...

Abraços...

Roberto Cotta disse...

Repito o que disse no Twitter: filme com uma qualidade visual excepcional e um roteiro muito fraco.

João Daniel Oliveira disse...

Cara da Locadora, achei o visual, apesar de rico e interessante,meio enjoado,e o roteiro débil me incomodou profundamente. Roberto,éisso aí mesmo...