segunda-feira, 7 de maio de 2007

Homem - Aranha ( *** )


O herói de todos nós

A febre Homem Aranha está previsivelmente em todos os lugares, ganhando muito dinheiro e fazendo a alegria de muita gente, deu então vontade de escrever alguma coisa –é,essa coisa pega.

O primeiro filme é bem bacana, o segundo vai muito além do que se poderia esperar de uma continuação, e o terceiro eu ainda não vi. Pelo o que eu andei ouvindo e lendo, não tem cara de ser grande coisa, então antes de talvez jogar minhas boas lembranças pela série na lama, registro aqui algo sobre o primeiro filme.

Raimi adapta de forma muito esperta o universo do herói, talvez o mais popular dos quadrinhos, mais até que Batman e Superman. Afinal, Peter Parker/Homem-Aranha é gente como a gente, cheio de problemas familiares, afetivos, empregos ruins e muitas contas pra pagar. A cara de tonto de Tobey Maguire ajuda muito, embora às vezes tenha-se a impressão que Peter sofra de síndrome de Down.

O vilão Duende Verde é um tanto chato mas funciona, a cena no Times Square émuito boa, e o filme segue burocrática e competentemente rumo ao embate final, com um ou outro toque inspirado – como a cena do beijo na chuva, já clássica.

Enfim, um filme com tudo no lugar certo, feito com muito dinheiro, e pra sorte de todos,muita inspiração também.

Curiosamente, o filme foi rodado em tela quadrada (1:85:1), algo que eu achei muito estranho, mesmo nessa época, em que eu não conhecia nem me interessava por essa questão de formatos de tela. Não sei por que Raimi escolheu esse tamanho, talvez por ser mais adequado a uma história vinda dos quadrinhos, ou talvez só para ser coerente com o clima e visual B(nesse caso aqui, B de bom, por que não foi nem um pouco barato, só em espírito) do filme- assim como ocorreu com o Guerra dos Mundos de Spielberg, que me chamou de vez a atenção para essa questão dos formatos.

Hum, esse texto me deu uma vontade de rever Hulk...

Spider-Man / Sam Raimi / 2002 / (1:85:1)

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o que foi tipo sobre Maguire, penso que aquela boca mole até irrita rsrsrsr Por que não teve nem um comentariozinho sobre daffoe,o bom??
:*

Anônimo disse...

gosto demais do dafoe. e também do maguire, apesar da talvez excessiva debilidade. ele só está pior, no quesito abestalhação, em medo e delírio em las vegas. mas, bom. "ha" é legal.

mas prefiro nolan e seu batman. :p