domingo, 13 de dezembro de 2009

Guerra Ao Terror ( *** )


Técnica irrepreensível

Sumida das telas desde o cansativo K-19 - The Widowmaker (um verdadeiro sonífero cinematográfico) a diretora Kathryn Bigelow, que construiu a sua carreira com filmes enérgicos e cheios de adrenalina, volta à tona com um dos títulos mais festejados do ano, lançado ano passado no Festival de Veneza e que foi um sucesso modesto e inesperado nas telas norte-americanas neste ano.

The Hurt Locker é impressionante pela sua energia que, felizmente, não resulta em afetação - lembremos dos irmãos Scott, Tony e Ridley, e dá para ter uma ideia do que estou pensando. Mostrando um mês do trabalho do esquadrão anti-bombas atuante no Iraque atual, a diretora alterna tensão geral e conflitos pessoais de forma sublime.

A interação com os moradores do local - todos são suspeitos - é um dos aspectos mais interessantes. Ver os americanos e ingleses nas ruas iraquianas nos lembra humanos à solto na selva. Se não há um tratamento estereotipado dos cidadãos locais, há a sensação de perigo iminente e constante.

A parte técnica é sensacional. Bigelow definitiva e merecidamanete, vai se tornar em fevereiro a segunda cineasta norte-americana a receber uma indicação ao Oscar de direção - Sofia Coppola é a única até hoje que recebeu este mérito. A edição e a fotografia também são primorosas, e destaco ainda a direção de arte. Filmado em locações na Jordânia, a ambientação é sufocante e bastante verdadeira.

Filmado a um custo estimado de U$ 11 milhões, o filme parece ter custado no mínimo quatro vezes mais. Jeremmy Renner e Antony Mackie tem aqui a chance de dominar o espetáculo, as atuações são ótimas. Poderia ser um filme frio e genérico, mas se revela um estudo de situações limites e trabalhos e estilos de vida que impregnam o homem de tal maneira que até mesmo quando se retorna para casa, a cabeça não descansa.

PSIU: A Imagem Filmes, uma das distribuidoras mais equivocadas do país, perdeu a chance de ter um potencial hit nas salas ao lançar Guerra Ao Terror direto em DVD no país, no meio do ano. Péssimo timing.

PSIU 2: Voltando à Imagem, na capinha do dvd os nomes de Guy Pearce, David Morse e Ralph Fiennes aparecem em destaque, como se eles fossem protagonistas dos filmes. Um absurdo, eles fazem apenas pontas discretas na película. Renner e Mackie, os verdadeiros protagonistas, seuqer são citados na embalagem.

PSIU 3: Se Kathryn Bigelow for mesmo indicada ao Oscar, e James Cameron também, por Avatar (cujas primeiras sessões para imprensa esta semana foram celebradas na Europa e nos Estados Unidos) teremos uma disputa entre divorciados. Curioso.

The Hurt Locker / Kathryn Bigelow / 2008 (1.85:1)

4 comentários:

Saul disse...

KKKKKKKKKKKKKKK disputa entre divorciados vai ser FODA

Rafael Carvalho disse...

Além da construção de tensão o tempo todo, a partir de uma direção extremamente precisa, e da complexidade conferida aos personagens, outra coisa que vale destacar no filme é que ele foge de uma noção geral dos filmes de guerra ao querer mostrar como tudo aquilo é estúpido, agressivo e doloroso. Na verdade, isso está em Guerra ao Terror, mas nas entreinhas. Só não consigo ver atuações tão excelentes assim. Mas é um filmaço, se dúvidas.

Agora, eu não entendo como tem tanta gente achando Avatar melhor que isso aqui. Que sacrilégio!!

João Daniel disse...

Mas Saul, eles são amiguinhos, rs. O curioso é que a Kathryn Bigelow é linda (não que diretoras não possam ser né...) e enxutaça, muito mais bonita que muita atriz por aí. Acho que o Cameron vai querer casar de novo, rs

Rafael, falou e disse.O filme tem um tom todo especial e bem construído, e a direção de Bigelow é nada menos que excepcional.Mesmo assim continuo achandoo filme superestimado nos EUA, vai ver eles gostaram tanto porque é um tema bem doloroso para eles...

Quanto as atuações, eu acho que são excelentes sim, principalmente as de Mackie e Gerarthy,que tem papéis menores e personagens menos interessantes do que o do Renner, mas que para mim estão perfeitos - tomara que oOscar se lembre de um deles. As participações do Guy Pearce e do David Morse são bem marcante também...

João Daniel disse...

Ah, o povo está enfeitiçado ($$$$) por Avatar, uma pena...