sexta-feira, 8 de junho de 2007

Homem - Aranha 3 ( *1/2 )


Precisando de um spa

Verão de bombas esse ano. A época mais colorida pra cinéfilos menos exigentes (olha o preconceito) vem se mostrando bastante decepcionante, mais do que o usual. Curiosamente, nunca os filmes renderam tanto, mas a qualidade ao que parece está sendo inversamente proporcional ao nível de arrecadação nas bilheterias. O público sai insatisfeito das sessões, mas respondem dando grana aos estúdios. Seria masoquismo?

Os erros de Homem- Aranha 3 são imperdoáveis, ainda mais lembrando do alto nível dos dois filmes anteriores da série, muito bem escritos e divertidos, com o segundo filme indo muito além do que qualquer um desses filmes atuais baseados em quadrinhos.

Esse aqui parece ter sido feito ás pressas pra estrear a tempo nessa temporada, com imenso cuidado na pós-produção, mas com um roteiro ridículo, e que deveria estar incompleto quando as câmeras começaram a rodar.

As coincidências absurdas são muitas, os personagens estão rasos e em excesso, os diálogos são babacas,há um desfile de atos incoerentes...disso tudo, não sei o que é pior. Há tanta gente em cena e conflitos aqui, e tão pouco espaço pra sustentar tudo isso, que o filme se torna flácido.

Mais infantil que os anteriores, também é o que faz mais concessão ao público, o que é um absurdo, afinal Sam Raimi teve o mérito de tornar o segundo capítulo um filme estranho e autoral , cheio de suas marcas. Tirando uma ou outra coisa bizarra e uma ou outra cena de gosma e insinuações de terror, este terceiro capítulo tem muito pouco do seu diretor, o que não deixa de ser irônico, afinal pela primeira vez Raimi assina oficialmente o roteiro do filme.

Ver Peter Parker dançando nas ruas e bancando o emo, por mais absurdo e destoante que seja, é um alívio, por que por bem ou por mal lembra a estranha originalidade que Raimi soube imprimir muito em aos filmes anteriores.

Extremamente decepcionante, não é um filme desagradável de se ver, mas está longe da qualidade esperada. Bryce Dallas Howard é uma ótima adição ao elenco, e aproveita muito bem o pouco que lhe dão. Mas os seus fãs não precisam se preocupar: mais continuações vêm aí, mesmo que com outro elenco principal. Isso nunca é bom, mas se acontecer, que voltem a se concentrar mais no roteiro e menos nas pirotecnias bobocas.

Ah, eu falei do final completamente patético? Nem o desenho que passava de manhã na Globo conseguiu ser tão absurdo e babaca.

Spider-Man 3 / Sam Raimi / 2007 / (2:35:1)

Um comentário:

Anônimo disse...

3 estrelinhas pra O Jardineiro Fiel (We are the world, we are the children... Titio Fernando salva as baleias...); 1 estrelinha (e meia, pra não ser tão perverso assim) pra o Homem Aranha 3, o blockbuster inquieto de Sam Raimi... Ah, se eu escutasse o que mamãe dizia... Mas este mundo é cheio de maldade e ilusão rsrsrsrs