segunda-feira, 12 de maio de 2008

Homem de Ferro ( *** )


Sou de ferro, mas tô na moda

Mais uma adaptação de história em quadrinhos, Homem de Ferro esgota o time classe A de heróis Marvel nas telonas – Capitão América vem aí,mas quem se importa? Produção atípica por investir tanto e tão forte no seu protagonista, o ex-garoto problema Robert Downey Jr., Homem de Ferro é uma falsa obra despretensiosa, pesada como chumbo, mas tolerável enquanto dura.

Falsamente despretensiosa por que investe numa história sem grandes possibilidades, mas disfarça bem a falta do que abordar. O filme é resumido à construção de armas, seja na forma de mísseis ou na forma de armaduras estilosas, que fazem voar. Parece muito menos sobre salvar vidas e evitar guerras do que sobre ser um grande designer. Artistas gráficos, figurinistas e afins vão amar.

Mas temos o lado bom, é claro. O que mais chama atenção neste aqui é a forma como, do marketing ao roteiro, os personagens/atores são privilegiados, e em vez de escalar jovens atores inanes, houve investimento pesado na contratação de um quarteto de ganhadores e vencedores do Oscar. Curioso.

Analisando, Downey realmente está divertido e sarcástico na medida certa, e prova que quando grandes produções como essa investem em escolhas inusitadas (Tobey Maguire em Homem-Aranha, Hugh Jackman em X-Men) geralmente dá certo. Terrence Howard é aqui um coadjuvante de luxo, Jeff Bridges está excelente como sempre, mas também irreconhecível, e Gwyneth Paltrow pega uma personagem simpática e agradável como poucos papéis que ela já fez antes. Não convence muito, afinal ela sempre parece estar simulando uma persona agradável e leve que não lhe pertence, e nunca sabemos se sua personagem é burra ou somente atrapalhada, senão ambos, mas nada que comprometa.

No mais uma história com uma moral tão boba que não engana nem criança de dez anos, quanto mais o público mais velho que deve estar indo ver este filme, atraído pela suposta credibilidade que o tal elenco premiado traz.

Os efeitos especiais são incríveis e funcionam justamente por não parecerem efeitos especiais. Se a direção do também ator Jon Favreau (que interpreta o motorista do herói) é apenas funcional, sem querer impor estilo (o que parece ser uma regra neste tipo de franquia, embora ninguém tenha avisado isso ao Ang Lee na época de Hulk), o Homem de Ferro resulta num blockbuster tímido, que não faz muito barulho, mas é inofensivo enquanto dura.


Iron Man / Jon Favreau / 2008 / (2:35:1)

7 comentários:

.'.Gore Bahia.'. disse...

Porra. Mas e as cenas de ação? quero ver a carnificina rs

Leandro Afonso Guimarães disse...

o homem de ferro é "my name is america and i wanna fuck you". às vezes irrita por isso, como também irrita o que é feito pra aumentar nossa empatia com o homem de ferro. ainda assim, é ultra divertido. e outra, ele é disparado o super-herói mais velho, não?! tão velho quanto ele, acho que só alguns bonds (que são os maiores super-heroes, c'mon).

Anônimo disse...

disse tudo: "Parece muito menos sobre salvar vidas e evitar guerras do que sobre ser um grande designer"...

eu realmente não entendi porra-nenhuma desse filminho... deu pra ver que as armas de destruição dos americanos são muito mais bonitas pq são da apple® ... mas as cenas dele voando são legais, né?

.'.Gore Bahia.'. disse...

Eu quero armas projetadas pela apple no meu quarto \o/

Anônimo disse...

Gato, eu queria ver esse filme, mas como tem tb Indiana e Sex and the City achei melhor gastar o dinheirinho numas cervejas :D (o cinema anda absurdamente caro)

Eu gostava um pouco da Gwen, achava ela graciosa, mas depois q eu vi um filme dela na sessão da tarde achei suspeito...fora q essa fase nova dela fashionista-amiga-da-madonna-oi-uso-roupas-transparentes tá um saco né?

Saudadez... :***

Anônimo disse...

ps: essa foto é de aos treze né? cena massa, adoro...:)
pena q a menina bonitinha virou vagaba...querendo tomar o lugar da dita...vê se pode? :**

Anônimo disse...

miogs, vc ja viu Indiana? tô doida p/ saber seus comentários! xD hehehee
que saudades...meu aniversário tá chegando, vem me ver!!! :DDD hehehe