sábado, 30 de janeiro de 2010

For Your Consideration




Todos os anos as revistas, jornais e sites americanos especializados ganham muito dinehiro publicando os anúncios do tipo "For Your Consideration", pago pelos estúdios para promoverem os seus filmes, deixando claro para a Academia que eles não estão dormindo no ponto. ´É apénas umpequeno detalhe das caríssimas e agressivas campanha de marketing dos estúdios norte-americanos. São também os itens mais visíveis e interessantes. Mas vamos analisar os mais ilusórios.

Betty White como melhor atriz coadjuvante por A Proposta? Zoe Saldana como melhor atriz por Avatar? Harry Potter e o Enigma do Príncipe como melhor filme? Fergie como melhor atriz coadjuvante por Nine? This Is It como melhor filme, e Kenny ortega como melhor diretor? Estas indicações NUNCA vão acontecer, e vai ver eles sabem muito bem disso. Colocaria Se Beber,Não Case como pretenso candidato a melhor filme na lista,mas a vitória deste no último Globo de Ouro acaba sendo um incentivo diabólico a Academia...

Seria muito bom ter surpresas, mas quando chega a época do anúncio das indicações, tudo soa cada vez mais óbvio, afinal o caminhao já foi pavimentado pela escolha das associações de críticos e sindicatos. E o Oscar segue a senda fácil,fácil, daí a quase ausência de surpresas - se você ou o seu filme não ganhou nada, não recebeu nenhuma indicação de sindicato em sua respectiva área, goodbye Oscar....

Muitos cartazes são propaganda ilusórias - ou será que alguém acha mesmo que gente como a já citada Fergie tem alguma chance? Pode ser cortesia dos produtores e dos estúdios mesmo, mas não uma aposta real.

Enfim, olhar este tipo de propaganda é legal porque, obviamente pra quem tem interesse, permite que nós fiquemos informados sobre quem tá louco pra ganhar uma indicação e, no caso dos filme scom grande elenco, saber quem tá nas categorias principais ou coadjuvantes.

Aqui você encontra TODOS os cartazes de campanha, deste ano e de edições anteriores. Boa diversão.

Nenhum comentário: