domingo, 17 de janeiro de 2010

Palpites para o Globo de Ouro 2010

- Tenho um Oscar, mas não tenho um Globo, chuif...

Lista completa de indicados (em inglês) no Imdb.

Muito mais imprevisível que o Oscar, o Globo de Ouro acontece dentro de algumas horas e eu chego com os meus palpites baseados no nada. Não vi boa parte dos filmes,mas, por outro lado, vi alguns dos mais indicados, fato excepcional - obrigado torrents da vida (Educação, Preciosa, (500) Dias Com Ela), obrigado distribuídoras que não apostaram em seus próprios filmes (Guerra ao Terror) e agradeço também aos blockbusters que em época de seca criativa estão sendo premiados (Avatar, Bastardos Inglórios).

Ano estranho para a indústria. James Cameron acertando na loto outra vez? Filme do Peter Jackson fracassando? Globo de Ouro sem Brad Pitt,Nicole Kidman e outros queridinhos indicados, enquantos os filmes deles foram agraciados? Mo'Nique (?!?!?) entregando uma atuação espetacular e sendo favorita? Quentin Tarantino ganhando alguma coisa pela primeira vez em 15 anos? Sandra Bullock, que estava com um pé no ostracismo há menos de um ano, como uma atriz "premiável"? Muitas surpresas, muitas interrogações. Muita diversão fútil. That´s entertainment.

Quem deve ganhar: Amor Sem Escalas
Por quem eu torço:
Err...Guerra Ao Terror? (ainda não vi ASE)
Por quem eu torço
contra: Avatar

Quem deve ganhar: Nine - o filme levou bomba da crítica, mas eles adoram uma picardia.
Por quem eu torço: (500) Dias Com Ela
Por quem eu torço
contra: Se Beber, Não Case

Quem deve ganhar: Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)
Por quem eu torço: Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)
Por quem eu torço contra: James Cameron (Avatar)

Quem deve ganhar: Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino)
Por quem eu torço:
nenhum (ainda não vi Distrito 9 & Simplesmente Complicado)
Por quem eu torço
contra: nenhum

Quem deve ganhar: Jeff Bridges (Crazy Heart)
Por quem eu torço:
não vi nenhum dos filmes, mas torço por Bridges e Colin Firth
Por quem eu torço
contra: Tobey Maguire (Entre Irmãos) - só acredito vendo

Quem deve ganhar: Carey Mulligan (Educação)
Por quem eu torço:
Carey Mulligan (Educação). Se o critério for real merecimento (acredite, nesses prêmios nem sempre é), ela leva.
Por quem eu torço
contra: Sandra Bullock (O Lado Cego) - Bom, acho que a nomeação já está de bom tamanho pra Sandy né...

Quem deve ganhar: Michael Stuhlbarg (A Serious Man)
Por quem eu torço:
Joseph Gordon - Levitt ((500) Dias Com Ela)
Por quem eu torço contra: nenhum, todos brothers.

Quem deve ganhar: Meryl Streep (Julie&Julia)
Por quem eu torço:
Não vi nenhum dos filmes,então tô nem aí pra elas
Por quem eu torço
contra: (idem)

Quem deve ganhar: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Por quem eu torço: Só conferi até agora a atuação do Hans Landa, então torço por ele mesmo.
Por quem eu torço
contra: Matt Damon. Tá com cara de indicação condescedente.

Quem deve ganhar: Mo'Nique (Preciosa)
Por quem eu torço:
Sorry Julianne Moore, mas a mãe da Precious merece
Por quem eu torço
contra: Meninas do Amor Sem Escalas. Outro caso de ver para crer.

Quem deve ganhar: Up - Altas Aventuras
Por quem eu torço: Up!, claro. Os outros candidatos parecem ser ótimos, mas não vi nenhum ainda...
Por quem eu torço
contra: nenhum.

Quem deve ganhar: Onde Vivem Os Monstros (Carter Burwell & Karen O.)
Por quem eu torço: Pro Burwell, sempre esquecidos nos prêmios, e pra minha musa Karen O. Se a trilha delesé boa ou não,aí já é outra história, rs...
Por quem eu torço
contra: Avatar. Meus ouvidos estão traumatizados até hoje.

Quem deve ganhar: A Fita Branca (De Micheal Haneke, representando a França)
Por quem eu torço:
Não posso escolher entre Michael Haneke e Pedro Almodóvar. Mas deixem tio Haneke entrar em Hollywood, vai.
Por quem eu torço
contra: nenhum. Ainda bem que não há nenhum filme "pseudoestrangeiro" na lista deste ano.

Quem deve ganhar: Sei lá. É impressão minha ou TODO ANO o Paul McCartney, O Bono e o T-Bone Burnett são indicados nesta categoria? Chuto o Paul McCartney, pela canção "(I Want To) Come Home" do drama Everybody's Fine (refilmagem do italiano Estamos Bem Mesmo Sem Você)
Por quem eu torço:
Err...sei lá.Ninguém.
Por quem eu torço contra: Nine. Aposto que a canção indicada deve ser mesmo uma porcaria como estão dizendo por aí.

Outros palpites(divergentes, claro!):
do Filmes do Chico, do Film Experience, do A Grande Arte e do Alternative Film Guide.

Aqui, a brasileira Ana Maria Bahiana, que vota no prêmio, revela os seus palpites.

Lista completa de indicados aqui (em português), com os palpites da equipe do UOL Cinema.

Nenhum comentário: