quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Educação ( **** )

A vida te ensina

Clássico no formato e no tema, mas mesmo assim cheio de frescor, Educação é sofisticado, simples e um dos filmes mais encantadores que eu vi nos últimos meses. Não reinventa a roda, mas entrega uma grande história e me envolveu bastante, coisa que cada vez acontece menos. Pelo menos comigo.

Jenny é uma estudante de colegial de classe média baixa - o pai exigente faz questão de lembrá-la disso a todo instante - na Inglaterra da década de 60, apaixonada por música, livros, discos e obras de arte, mas que tem mesmo é que estudar para conseguir entrar numa universidade importante e "ser alguém na vida". Questionadora, ela tem uma série de dúvidas sobre o sistema educacional em que está incluída, e bate de frente com a visão conservadora do pai - a mãe a apoia timidamente, mas está sempre à sombra do marido.

Um encontro casual com um homem com o dobro de sua idade (estas imagens foram tiradas desta cena...) acaba mudando o rumo da vida de Jenny. Jantares em lugares caros, viagem a Paris, novos amigos e uma nova perspectiva sobre o futuro passam a acontecer, realizando aos poucos os sonhos da menina. Mas também vem no pacote mentiras contadas aos pais, uma certa soberba e uma ou outra surpresa que vão mostrar a garota que nem tudo é festa. Muita coisa que parecia formar uma verdade absoluta se volta contra a própria Jenny, e é aí que o filme dá uma grande virada.

Os mais cínicos podem acusar Educação de ser mais um filme quadrado e "com moral", o que é um grande absurdo. No fundo a história, quase uma autobiografia da jornalista inglesa Lynn Barber (ela escreveu o livro,que foi roteirzado pelo grande novelista Nick Hornby, autor das obras que deram origem à ótimos filmes como Alta Fidelidade,Um Grande Garoto e Amor em Jogo) dá um leve tapinha no ombro que nos lembra de que certas coisas que nós combatemos em nossas vidas podem ser justamente as que podem nos salvar. Bom, esta última frase realmente soou conformista e moralista, mas não deixa de ser é uma verdade.

E Carey Mulligan...o elenco está soberbo, mas o filme é dela,claro. Bonita, luminosa e dona de um olhar intrigante, Carey é mais velha que a personagem mas convence perfeitamente, sua Jenny é apaixonante. Pena que este ano a mídia e os acadêmicos da vida resolveram premiar a rainha do baile Sandra Bullock, esquecendo da menina aqui. Mas não se enganem, a grande atuação feminina de 2009 é de Mulligan, e não tem pra mais ninguém.

An Education / Lone Scherfig /2009 (1.85:1)

2 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Carissimo João, parabéns pelo estilo e proposta do seu blog! Cativa me!

Ah, também sou da Bahia!

Bom, este filme ainda não pude conferir, mas a premissa me atrai e confesso que, com sua bela resenha, eu preciso conferir logo.

Abraço e te sigo!

João Daniel disse...

Obrigado Cristiano!Cinéfilos blogueiros baianos tem mesmo que se apoiar, rs.

Seu blog também é bem legal,coloquei o link dele aqui. E, realmente, "Educação" é um belo filme, não deixe de ver, abraço!