terça-feira, 2 de março de 2010

Quando eu penso no Oscar 2010 eu penso que...


...faltando apenas alguns dias para festa, não há uma única revista de cinema brasileira abordando o assunto e, pela primeira vez em décadas, a SET (falida, quase morta) não lança a tradicional edição do Oscar. Triste, se olharmos pelo lado nostálgico.

...o excesso de informações é uma merda. Ao quadrado. Análises, listas, pesquisas, prêmios alternativos, previsões, todo dia, toda hora. Resumindo: um saco.

...já que O Oscar cortou as apresentações musicais da festa (ironia gigantesca, já que um dos diretores da festa este ano, o Adam Shankman, é coreógrafo e já dirigiu um musical, Hairspray), sobra o que? Queremos breguice, micos. Também estão dizendo que os grandes nomes (Tom Cruises e Brangelinas da vida) estão se recusando a participar da festa...

...eu adorei que sejam dez indicados a melhor filme. Se dilui a coisa toda, e também banaliza, de certa forma, a festa, dá chances de filmes como Distrito 9 (uma bela bagunça nerd, espécie de mashup da ficção B, com genes de Aliens - O Resgate, Independence Day, A Mosca e uma cacetada de referências) estamparem o selo "indicado ao Oscar de Melhor Filme". Chupa essa Batman.

...como assim, Sandra Bullock indicada a um Oscar? E ameaçando a Meryl Streep? Surreal. It's Hollywood. E o pior: Sandy, simpática, pé no chão,espirituosa e cheia da grana (mulher mais lucrativa da indústria, o que equivale a um Nobel por lá) tem reais chances de ganhar. Chupa essa Julia Roberts.


...Oscar é fase, época, espiríto. Chicago ganha ontem, Nine é ignorado hoje. Sandra Bullock quase cai no ostracismo, hoje vira uma favorita. Guerra Ao Terror não é visto por ninguém durante um ano inteiro, e de repente vira uma sensação. Quando a gente pensa que figuras como Jeff Bridges nunca ganhariam a estatueta, vemos que ele já tem o discurso pronto para a próxima cerimônia. Quentin Tarantino faz filmes geniais e é sempre ignorado, pra depois fazer um dos seus títulos mais fracos (mesmo assim, cheio de qualidades), ganhar láureas e ser promovido da cozinha para a sala de jantar.É confuso, às vezes irritante,mas no fim, muito divertido.

Nenhum comentário: