domingo, 7 de março de 2010

Palpites Finais para o Oscar 2010


Melhor Filme
Quem leva: Avatar
Azarão que pode levar o ouro:
Guerra ao Terror
Meu voto seria:
Bastardos Inglórios

Melhor Diretor

Quem leva: Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror
Azarão que pode levar o ouro: James Cameron por Avatar
Meu voto seria: Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror

Melhor Roteiro Original
Quem leva: Bastardos Inglórios
Azarão que pode levar o ouro: Guerra ao Terror
Meu voto seria: Up - Altas Aventuras

Melhor Roteiro Adaptado
Quem leva: Amor Sem Escalas
Azarão que pode levar o ouro: Distrito 9
Meu voto seria: Educação

Melhor Ator
Quem leva: Jeff Bridges por Coração Louco
Azarão que pode levar o ouro: Colin Firth por Direito de Amar
Meu voto seria: Colin Firth por Direito de Amar

Melhor Ator em Papel Coadjuvante
Quem leva: Christoph Waltz por Bastardos Inglórios
Azarão que pode levar o ouro: Christopher Plummer por A Última Estação
Meu voto seria: Christoph Waltz por Bastardos Inglórios

Melhor Atriz
Quem leva: Meryl Streep por Julie & Julia
Azarão que pode levar o ouro: Sandra Bullock por Um Sonho Possível
Meu voto seria: Carey Mulligan por Educação

Melhor Atriz em Papel Coadjuvante
Quem leva: Mo'Nique por Preciosa: Uma História de Esperança
Azarão que pode levar o ouro: Anna Kendrick por Amor Sem Escalas
Por quem eu torço: Preciosa: Uma História de Esperança

Melhor Filme Estrangeiro
Quem leva: A Fita Branca
Azarão que pode levar o ouro: O Segredo dos Seus Olhos
Por quem eu torço: nenhum em especial

Melhor Fotografia
Quem leva: Avatar
Azarão que pode levar o ouro: A Fita Branca
Por quem eu torço: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Melhor Edição
Quem leva: Guerra ao Terror
Azarão que pode levar o ouro: Avatar
Por quem eu torço: Guerra ao Terror

Melhor Direção de Arte
Quem leva: Avatar
Azarão que pode levar o ouro: Nine
Por quem eu torço: Avatar

Melhor Figurino
Quem leva: Nine
Azarão que pode levar o ouro: Brilho de uma Paixão
Por quem eu torço: Nine

Melhor Trilha Sonora
Quem leva: Up - Altas Aventuras
Azarão que pode levar o ouro: O Fantástico Sr. Raposo
Por quem eu torço: Sherlock Holmes

Melhor Canção, Som, Efeitos Especiais, Efeitos Sonoros: ...?

Preenchi um ou dois bolões na internet, e suspeito que os meus palpites aqui já estão diferentes dos que registrei por lá. E se eu voltasse aqui uma hora depois, creio que os novos chutes também seriam diferentes...Quem acertar nessas apostas com certeza vai merecer seu prêmio, pois o terreno da adivinhação está mais árido do que o habitual. Enfim, a Academia conseguiu o que queria, já que tirou o prêmio do marasmo e conseguiu adotar filmes que não são unanimidades em lugar algum, sobrando muito suspense para a grande noite. Eles ficam gratos, e nós, cinéfilos espectadores, também.

Uma coisa que já aprendi há anos é que quando o pessoal do Oscar escolhe os vencedores em categorias "menores" como edição, trilha sonora ou fotografia, não estão julgando sempre a caracteristíca técnica/artistíca em si, nem a sua originalidade, ousadia ou papel em relação ao filme, mas simplesmente escolhendo "dar um Oscar", em termos quantitativos, a um filme. Daí a discrepância muito comum entre os resultados do Oscar e os de associação de críticos e sindicatos técnicos, já que os escolhidos por estas duas últimas instituições servem mais para se ter uma ideia dos filmes que estão no jogo ou para prever as nomeações - como resultado final é muito diferente.

Daí a inutilidade de se tentar prever os resultados- faço isso aqui porque acho divertido comparar a minha lista com a lista final, o que não deixa de ser diovertido. Mas, resumindo, não é um exercício de análise lógica, mas sim de achismo - acontece muitas coisas nos bastidores que nunca sabemos nem saberemos - não insinuo corrupção, mas apenas cito as peculiaridades do mundinho do Oscar e da indústria americana de cinema.

Enfim, que a festa hoje seja curta e divertida, já que a do ano passado foi o melhor Oscar em muito tempo, enquanto programa televisivo.

Nenhum comentário: