sábado, 6 de março de 2010

Os Dez Mais do Oscar 2010

Indicados a Melhor Filme do Ano


Guerra ao Terror
(The Hurt Locker, 2008) de Kathryn Bigelow I 9 Indicações I minha cotação atual: ***
Extremamente bem filmado e atuado
, merece a atenção que vem recebendo, embora não tenha, ideologicamente, um ponto de vista bem definido, fica meio em cima do muro, o que não deixa de ser uma decepção em relação a um filme tão destemido. Foi abraçado por ser, err, muito bom e, talvez, o primeiro filme sobre a Guerra do Iraque feito com pulso firme e estilo - e, claro, a história é mesmo original e curiosa. Deve ganhar nas categorias de Direção e Edição. Melhor Filme e Melhor Roteiro Original são duas possibilidades, se Avatar e Bastardos Inglórios, respectivamente, deixarem.




Avatar (Avatar, 2009) de James Cameron I 9 Indicações I minha cotação atual: **
Recebeu menos indicações do que todos esperavam e, comparando as suas nomeações com as de Guerra ao Terror, Avatar perde, já que não teve nenhum membro do elenco ou o roteiro indicado. Deve ganhar como Melhor Filme, Direção de Arte, Efeitos Especiais, Som e Efeitos Sonoros, pela imensa popularidade, mas não vai ser uma noite tão fácil quanto a que consagrou Titanic. E, afinal, não tem evolução tecnológica que faça esquecer o fato de que o filme é uma aventural bem feita, mas banal, basicamente um mar de clichês.



Bastardos Inglórios
(Inglorious Basterds, 2009) de Quentin Tarantino I 8 Indicações I minha cotação atual: ***
O retorno em grande estilo de uma dos maiores cineastas americanos em atividade, depois de mais de uma década de esnobadas inexplicáveis no Oscar. É o grande azarão da noite, suspeito que leva como Melhor Roteiro Original e pode ganhar o ouro se a divisão entre os filmes de Bigelow e Cameron for muito grande -não duvido que Bastardos ganhe como Melhor Filme. Por outro lado, deveria ter sido o mais indicado da noite, já que foi ignorado injustamente nas categorias de Direção de Arte, Figurino e Atrizes Coadjuvantes. Não é o meu Tarantino favorito, mas torço pelo filme.



Preciosa: Uma História de Esperança (Precious: Based On The Novel"Push" By Saphire, 2009) de Lee Daniels I 6 Indicações I minha cotação atual: ***
O maior representante indepente (todo ano tem) desta edição, este drama curioso tem como trunfo o elenco dedicado e passional, que luta contra a mão pesada do diretor Daniels, indicado na categoria de direção possivelmente por motivos políticos - é, inacreditavelmente, apenas o segundo cineasta negro indicado ao Oscar como diretor. Preciosa também é o primeiro filme dirigido por um negro a concorrer ao Oscar de Melhor Filme do Ano.



Amor Sem Escalas
(Up In The Air, 2009) de Jason Reitman I minha cotação atual: ***
O bom drama de Jason Reitman deve levar o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado,o que seria justo e de bom tamanho. Não é um filme excepcional, mas é feito com cuidado e tem um tema central muito oportuno (o desemprego) em tempos de crise econômica - sim, ainda ela.



Up - Altas Aventuras (Up, 2009) de Pete Docter I 5 Indicações I minha cotação atual: *****
Meu favorito entre os dez, esta linda animação da Pixar é a primeira produção da casa a concorrer a categoria máxima do Oscar, simplesmente uma injustiça, já que a Pixar vem merecendo este reconhecimento máximo desde o seu primeiro longa, em 1995. Deve ganhar como Melhor Animação e Trilha Sonora, competindo fortemente nestas duas categorias com o também muito bom O Fantástico Sr. Raposo.



Distrito 9
(District 9, 2009) de Neil Blomkamp I 4 Indicações I minha cotação atual: ***
Divertido e muito bem dirigido docdramasci-fidefavela, assinado por um novato a partir de um curta metragem experimental, é o mais curioso indicado ao Oscar de Melhor Filme deste ano e, suspeito, também de toda a história da Academia. Com um sabor nerd e B, sofre do mesmo problema do colega de gênero Avatar - é infestado de clichês, às vezes parece até uma colagem - mas é melhor construído e bem mais satisfatório do que o filme de Cameron - que, ironicamente,com certeza foi uma inspiração aqui.



Educação
(An Education, 2009) de Lone Scherfig I 3 Indicações I minha cotação atual: ****
De baixa voltagem, mas cheio de charme, este drama inglês roteirizado pelo rei do pop Nick Hornby (indicado ao Oscar pela pelo seu primeiro script) deve sair de mãos vazias da cerimônia - mas, se o Oscar fosse "justo" (muitos risos), Carey Mulligan iria para casa vitoriosa. Quem sabe?



Um Homem Sério (A Serious Man, 2009) de Ethan Coen & Joel Coen I 2 Indicações I minha cotação atual: ***

Curiosa a presença desse filme na lista, afinal no ano passado o excelente Queime Depois De Ler foi completamente excluído da cerimônia. Bom filme, cheio de momentos hilários, definitivamente não é o melhor dos Coen, nem de longe, lembrando muito o inesquecível Barton Fink - Delírios de Hollywood, uma comparação que não o ajuda muito. Não vai ganhar nada.



Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009) de John Lee Hancock I 2 Indicações I minha cotação atual: **
Bonitinho e ordinário, o mais surpreendente sucesso comercial do cinema americano no ano passado foi agraciado com uma curiosa indicação na categoria principal, deixando para trás os últimos esforços de gente graúda como Clint Eastwood e também os outrora com grandes chances Star Trek e Nine. A outra indicação do filme vem na forma de Sandra Bullock, teoricamente a favorita da noite na categoria Melhor Atriz, mas que vai ter que se entender com a Meryl Streep, que deve ganhar seu terceiro Oscar pela comédia Julie & Julia.

A briga vai ser boa.

Um comentário:

Museu do Cinema disse...

Bom João, obviamente não congregamos da mesma opinião.

Concordamos sim, que Guerra ao Terror é um filme mal acabado no sentido de roteiro, mas não consigo enxergar esses aspectos técnicos que menciona. Me incomoda até a comparação em estrelas que vc fez com Inglórios.

Abs