quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

God Bless The Dvd


Creio que todo cinéfilo tenha uma lista de “filmes que nunca cansamos de ver”, e eu também tenho a minha,claro. E Deus abençõe o dvd.
Da minha coleção particular, os 5 que mais tocam no player são:

Os Sonhadores (The Dreamers,Bernardo Bertolucci,2003): Quase um guilty pleasure, afinal The Dreamers não é essas coisas todas que muita gente acredita, mas também está longe de ser a banalidade que foi considerada por muita gente entendida. Mas como resistir à história recheada de momentos “graças a Deus sou cinéfilo”, e ao clima de nostalgia (fake,mas ta valendo) de uma época que talvez tenha mudado muita coisa, mas não me pergunte o que.
O DVD:Edição excelente da Fox.Imagem perfeita,obviamente.Quanto aos extras, um clip com o Michael Pitt cantando, um interessante making of e um featurette sobre o Maio de 68.Alguém sabe qdo Amantes Constantes sai em dvd?

Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility,Ang Lee,1995): Dez anos antes de Orgulho e Preconceito, fãs de Jane Austen foram presenteados com uma adaptação enxuta e brilhante, que revelou dois grandes talentos para o público: o diretor Ang Lee e atriz Kate Winslet (que havia aestreiado um ano antes pelas mãos de Peter Jackson no ótimo Almas Gêmeas). E ainda descobrimos que Emma Thompson, além de ser uma puta de uma atriz, escrevia muito bem.
O DVD:A imagem não está lá essas coisas,mas dá pro gasto. Quanto aos extras,comentários não legendados de Ang Lee e James Schamus, e o engraçado discurso de Emma Thompson no Globo de Ouro, no qual ela foi premiada pelo roteiro.

Donnie Darko (Richard Kelly,2001): Filminho obscuro que virou cult, DD talvez esteja na mesma dimensão de Efeito Borboleta,tanto pela história- furada- de viagem no tempo,quanto pelo nível debilóide de boa parte de seus fãs. Então o que há para se gostar?O clima nostálgico oitentista(quem foi criança ou adolescente nessa época não tem como não gostar disso aqui), a trilha repleto de músicas bregosas da época, o roteiro esperto de Kelly e, o melhor de tudo, o elenco, com revelações como os irmãos Gylenhaal e Jena Malone, e veteranas que fazem falta na telona, como Katherine Ross e Mary Mcdonnell . E, claro ,a Drew Barrymore.
O DVD:A edição brasileira de Donne Darko é bem pobre no quesito imagem,mas o som está bom e há comentários legendados do diretor e do protagonista.

King Kong (Peter Jackson,2005): Maravilhoso remake de Peter Jackson, e também o melhor filme dele em minha opinião. Visual fantástico, Naomi Watts e um macaco gigante cheio de personalidade.
O DVD: O dvd é bastante burocrático, detalhando a pós-produção do filme, e mais um falso documentário tratatando a Ilha da Caveira como se ela realmente existisse, e mais uma ou outra coisa que eu não lembro agora. O principal é o filme mesmo.

Encontros e Desencontros (Lost In Translation,Sofia Coppola,2003): Maravilhosa análise sobre a solidão e tabém uma espéce de autobiografia, e que também confirmou o talento de Sofia Coppola como realizadora e colocou o excelente Bill Murray onde ele já deveria estar a muito mais tempo, no topo. E Scarlett Jonhasson vai agradecer pro resto de sua vida ter topado fazer esse filme.
O DVD: o disco faz jus ao filme, e tem um making of não convencional, acompanhando alguns dias da produção no Japão. Há muita coisa interessante ali. De brinde, cenas inéditas realmente bacanas, um papo entre Sofia e seu protagonista (no intervalo de filmagens de A Vida Marinha) e um clipe da música City Girl, do Kevin Shields, ex-My Bloody Valentine e compositor da trilha sonora. Ótima edição.


Um comentário:

Unknown disse...

destaque para a trilha sonora muito boa de Lost in Translation tbm. E para o final emocionante. Eu nunca assistí uma cena de beijo que me deixasse com o coração batendo, fora o beijo da cena final de Encontros e Desencontros. E parece que toda vez que assisto é a mesma coisa! hehe

King Kong, simplesmente, o melhor filme de fantasia dos últimos tempos, ao lado da trilogia senhor dos anéis tbm de Jackson, e de Laberinto do Fauno de Del Toro :D

Os Sonhadores, muito bom DVD mesmo... Qualidade de imagem 100%
E apesar das críticas, realmente mto bom. Destaque para a sequência da banheira, com os 3 espelhos. Bom trabalho de câmera e cenário, com boas atuações e visual irretocável :D