sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Algumas notas sobre as indicações ao Oscar 2011

             A atriz Mo'Nique e o presidente da Academia, anunciando os principais indicados na última terça (24)

Gostei, de uma forma geral, da lista dos indicados ao ao Oscar. Se não tivemos surpresas como no ano passado (quando, pela primeira vez em décadas, foram anunciados 10 filmes concorrentes na categoria principal, o que permitiu a entrada de títulos curioso como Distrito 9 e Um Sonho Possível), este ano a lista de filmes citados parece bem razoável. Mesmo assim, com dez vagas, ainda não tivemos nenhum filme não falando em lingua inglesa citado como "os dez melhores do ano" pela Academia. Isto é preocupante. Mais para eles, claro.

Esnobadas: muita gente reclamando da "exclusão' da Mila Kunis e do Ryan Gosling, por exemplo,  na lista de melhor atiz coadjuvante e ator. Saindo da discussão se Mila, indicada aos importantes prêmios dos Sindicato dos Atores (cuja cerimônia contecerá no próximo domingo)  e Globo de Ouro (perdeu pra Melissa Leo, de O Vencedor) merecia ser indicada ou não (meu veredito: não), ser indicado a um Oscar envolve fama, carisma, precedentes criminais e muito lobby, coisas que já são misteriosas para os moradores de Hollywood, quanto mais para o resto dso mundo. Mas, para mim, falar em esnobada é totalmente sem sentido - onde estava escrito que ela seria indicada? Há uma lista enorme de atores e cineastas que não são citados, então se for assim, todo ano milhares de artistas são "esnobados" pela Academia. Eu vejo o Oscar como um prêmio/evento de inclusão, nunca de exclusão. Quem deu sorte de entrar lá, que aproveite. O resto do mundo continua girando.

Mas...

Causou burburinho o fato de que o Christopher Nolan ficou de fora da lista de melhor diretor, mais uma vez (era esperado que ele fosse indicado em 2009, por Batman - O Cavaleiro das Trevas. Não rolou). Com isso, o seu sucesso A Origem, que também foi esnobado na categoria de edição (vejam só: antes das indicações, os futurólogos previam que o filme era o favorito nesta área), torna-se automaticamente fora da corrida pelo prêmio de melhor filme, mesmo estando lá e somando um total de 8 citações. Coisas da Academia. (Obs: bem feito pro Nolan).

Enfim, a categoria de atriz coadjuvante é um mistério (pode dar qualquer uma das cinco, acredite), veremos se os acadêmicos já superaram a antipatia pelo Christian Bale e o David O. Russel (dar chiliques em set e se envolver em escandâlos familiares não é uma novidade para atores e cineastas, mas estamos na era do YouTube, você sabe).

Dos indicados a melhor filme, já vi A Rede Social, Cisne Negro, A Origem, Toy Story 3, Inverno da Alma e Minhas Mães e Meu Pai. Se eu conseguir assistir O Discurso do Rei, Bravura Indômita e O Vencedor antes da cerimônia (dia 27 de fevereiro), publicarei um post especial sobre os filmes. Ao que tudo indica, a disputa é entre o filme do Facebook e o filme do rei gago.

*Não esqueci que 127 Horas foi indicado a melhor filme. Mas não sei se terei estômago pra conferir um filme sobre um esportista que fica cinco dias preso numa rocha, e pra sobreviver tem que amputar, em cenas explícitas, uma parte do seu corpo. Medo.

Um comentário:

Heron disse...

Me mate, mas hoje acho que quem merecia esse oscar era "black swan"...