quinta-feira, 3 de junho de 2010

Loiras e Morenas (Showgirls, Viúva Negra & Acusados)


Mais um filme, digamos assim, sexualmente agressivo de um dos meus cineastas favoritos, Showgirls não é nem de longe a bomba que pintam por aí, e merece todo o seu status de cult. Sejamos honestos, há realmente alguns momentos mal executados aqui (como a cena da vingança de Elizabeth Berkley noato final ; uma ideia legal, mas mal filmada), mas a sordidez, o ritmo vibrante e, por que não,a vulgaridade tornam o filme muito interessante.

O público alvo aqui, se é que posso escrever isso, parece o masculino, mas a película é claramente um conto amargo sobre a vulnerabilidade e também o poder das mulheres. Las Vegas, sexo sem amor, dinheiro, sordidez e ambição desenfreada entornam o caldo. Adorei o personagem da Gina Gershon, tosca, mas um ótimo contraponto para Berkley.
O filme continua inédito em dvd no Brasil (foi lançado nos cinemas e em video pela PlayArte). Um crime, pois merece ser redescoberto.

Falando ainda em loiras e morenas, o que é a Debra Winger caçando/sentido atração pela Theresa Russel em O Mistério da Viúva Negra? O filme do Bob Rafelson (quem diria) é um suspense qualquer nota, de potencial minado pelo roteiro bobinho, que já deve ter bombando muito nos Super Cines da vida. Mas temos o charme e a beleza dessas duas, infelizmente hoje sumidas - se bem que Winger é o único motivo para se assistir O Casamento de Rachel, de 2008. Enfim, não se fazem musas oitentistas como antigamente.

Para encerrar os antagonismos, Jodie Foster e Kelly McGillis (outra que faz falta) em Acusados, mostrando que uma mulher tem que fazer aquilo o que uma mulher tem que fazer. O drama de Jonathan Kaplan é prático e vai direto ao ponto, e o que fica de mais marcante é o esforço das duas atrizes, ótimas.


Showgirls (Showgirls, 1995) de Paul Verhoeven ***
O Mistério da Viúva Negra
(
Black Widow, 1987) de Bob Rafelson **
Acusados
(
The Accused, 1988) de Jonathan Kaplan ***

Nenhum comentário: