quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Tá Rindo Do Quê? ( *** )

Um drama de Judd Apatow

O mais novo filme de um dos nomes mais celebrados de Hollywood nesta década, Tá Rindo do Quê? traz novamente o que vimos de melhor nos dois primeiros filmes dirigidos por Judd Apatow. Temos aqui as ótimas sacadas, as doses de ironia que não poupam ninguém do mundinho hollywoodiano, a participação de amigos muitos especiais e um jeito grosseiro, mas bastante hilário, de abordar várias questões delicadas e pertinentes. Mas pode ser um problema para muitos que este Funny People não seja tão, aí aparece a ironia, tão engraçado quanto o excepcional O Virgem de 40 Anos e o muito bom Ligeiramente Grávidos.

Adam Sandler interpreta George Simmons, um comediante milionário que começou a carreira de forma modesta em números de stand up e que atualmente ganha a vida fazendo comédias ridículas, que sempre estouram nas bilheterias – qualquer semelhança coma carreira do lado de cá do Adam Sandler é mera coincidência, ok?

George, que distribui autógrafos amigavelmente e trata bem o seu público, é um cara amargo, arrogante e pedante, que não mantém contato com a família e provavelmente não sabe o nome de nenhum dos seus empregados. Arrasado ao descobrir que desenvolveu uma doença terminal, ele passa a freqüentar novamente os clubes de stand up, em shows amargos e pessimistas – mas com uma plateia tão viciada e deslumbrada que, mesmo quando é insultada, bate palmas entusiasmadas para o cara.

É num desses shows que ele conhece o personagem de Seth Rogen, um comediante quebrado, que mora de favor em um sofá na casa de amigos, e que ao tornar-se secretario pessoal do astro moribundo começa a ver que o mundo dos comediantes não é nem um pouco leve - e Simmons, uma figura desagradável, pode ser ele amanhã. Uma perspectiva nada otimista. A aproximação de uma antiga namorada (Leslie Mann, esposa de Apatow) é uma das tentativas de George de mudar algumas coisas em sua vida antes que ele morra. Os desdobramentos são impagáveis.

O curioso deste filme é que, além de contornar os clichês daquele tipo de filme em que o protagonista descobre que vai bater a s botas em pouco tempo, é que o roteiro de Apatow não pega leve em sua crítica ferina. Apesar de Adam Sandler ser conhecido na “vida real” como um cara camarada e generoso, e não ficar o tempo todo mergulhado em produções esquecíveis (títulos como Embriagado de Amor e Espanglês não nos deixam mentir) parece haver muito dele em George Simmons, e o fato de Sandler estar ótimo no papel ajuda ainda mais a reforçar esta impressão.

As piadas estilo Apatow estão em abundância aqui, mas em um clima menos esfuziante. Ainda mais do que em seu último trabalho na direção, o cineasta parece querer investigar os dramas de gente como a gente e acaba fazendo, curiosamente, mais uma produção filiada ao que tem sido chamada de bromances, aquelas histórias que estruturalmente lembram um romance, mas que são protagonizadas por homens – o divertido Eu Te Amo, Cara, protagonizado por vários amigos de Apatow, é o exemplo máximo desse subgênero.

Como em Virgem e Grávidos, a fauna de coadjuvantes aqui é sensacional, e a trilha sonora outro arraso – fãs de Wilco irão ao delírio em uma ótima cena. Mas não dá pra evitar pensar que em apenas seu terceiro filme – marco bastante destacado no cartaz de divulgação americano – Tá Rindo do Quê? já mostra um cineasta evoluído que, continuando fiel ao seu estilo proposto desde o começo, começa a apostar em um tom mais sóbrio e complexo. O que vem por aí?

PSIU: Uma produção cara bancada por dois dos maiores estúdios de Hollywood (Universal e Sony), estrelada por um dos astros mais caros do mundo (Sandler, claro), dirigida por um dos cineastas americanos mais originais dos últimos anos e com uma equipe técnica classe A (só para exemplificar, o Diretor de Fotografia aqui é o Janusz Kaminski, o fotógrafo “oficial” de Steven Spielberg, que só colabora com outros diretores quando Spielberg está de folga) tem tudo para ser um grande sucesso de bilheteria, certo?Não.

Funny People não foi um estouro de bilheteria na América do Norte e vai ser lançado no Brasil direto em DVD em janeiro, após a estreia, marcada para o mês passado, ter sido cancelada. Não é a primeira vez que isso acontece com Sandler, vide Golpe Baixo, lançado pela Paramount diretamente no mercado doméstico. Mas se neste filme o tema (futebol americano) pode ser uma justificativa aceitável para a ausência do filme nas salas brasileiras, o “fracasso” comercial de Tá Rindo do Quê? lá em cima parece não justificar muito a sua ida sem escalas para as videolocadoras. É uma equação complicada. No Brasil os direitos de distribuição pertencem a Universal, a mesma que colocou recentemente nas salas nacionais as novas obras de Ang Lee, Pedro Almódovar e Quentin Tarantino, bastante autorais, mas nem por isso menos comerciais.

Sem falar que os comediantes solos nunca foram tão populares no Brasil, o que poderia despertar interesse por este filme, que mostra os bastidores deste mundo. Outra excelente produção da turma do Apatow, Ressaca de Amor, também foi direto pra DVD no ano passado, mas o inferior, embora bem bom, Eu Te Amo, Cara passou nos cinemas. Então, quais são os critérios?

Funny People / Judd Apatow / 2009 / (1.85:1)

2 comentários:

Saul disse...

Os critérios são: GRANA!
Concordo com "as novas obras de Ang Lee, Pedro Almódovar e Quentin Tarantino, bastante autorais, mas nem por isso menos comerciais". E quero assistir esse filme de Apatow na noite de natal, com meu sósia Sandler pra me alegrar e/ou entristecer, juntamente à minha vida que anda uma beleza! heuaheuheaaa
Feliz Natal, ho ho ho

João Daniel disse...

Hahaha, grana mesmo. E este filme vale muito a pena, o seu sósia está muito bem nele, rs...