quarta-feira, 20 de junho de 2007

Ó Paí Ó ( *** )


Você Já Foi a Bahia?

Bom, considerando que eu esperava uma bomba de grandes proporções, as famigeradas estrelinhas aí em cima estão em números razoáveis. Apesar dos excessos, dos clichês, de um ou outro momento “nadaaver”, esse filme-turismo de Monique Gadenberg se sai muito bem em, apesar dos estereótipos, mandar uma imagem da Bahia, através de cenários e personagens, muito fiel. Não que todo baiano seja presepeiro e comece a cantar e dançar no meio da rua, mas as relações bastantes extrovertidas, determinadas gírias e atitudes servem bem como retrato desse povo singular.

O visual feinho tá lá, mas é um detalhe coerente. O merchandising também, mas mais discreto que o habitual. Filme pra turista ver, Ó Paí Ó deve parecer um exagero absurdo pro público não-baiano, mas digamos que essa pérola da baianidade não está tão longe assim da verdade. Final meio over, mas tudo bem. E o elenco ta do bom pro ótimo, Wagner Moura segura um personagem bizarro e impagável, e a Dira Paes é sensacional.

Vale lembrar que isto aqui é uma adaptação de uma peça teatral, o que explica muita coisa...

Ó Paí Ó / Monique Gadenberg / 2007 / (1:85:1)

Um comentário:

Anônimo disse...

dei muita risada, apesar de me sentir ofendido com o fato de isso se tornar um filme. não é algo deplorável, de fato, mas parece ter sido feito sem muita vontade. não sei... tem momentos legais, mas falta muita coisa...