segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Globo de Ouro 2007


Bom, os Golden Globes serão entregues hoje à noite. Eu não vou assistir a cerimônia mas sempre é bom palpitar:

FILME (Drama)
Quem deve levar: Babel
Por que candidato eu torço: Pecados Íntimos

FILME (Comédia ou Musical)
Quem deve levar: Dreamgirls
Por que candidato eu torço: Pequena Miss Sunshine

FILME em Língua Não Inglesa
Quem deve levar: Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood
Por que candidato eu torço: Volver, de Pedro Almodóvar

FILME de Animação
Quem deve levar: Happy Feet- O Pingüim, de George Miller
Por que candidato eu torço: A Casa Monstro, de Gil Kenan

DIRETOR
Quem deve levar: Martins Scorsese (Os Infiltrados)
Por que candidato eu torço: Stephen Frears (A Rainha)

ROTEIRO
Quem deve levar: Guillermo Arriaga (Babel)
Por que candidato eu torço: Todd Field e Tom Perrota (Pecados Íntimos)

ATOR em Drama
Quem deve levar: Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)
Por que candidato eu torço: Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)

ATOR em Comédia ou Musical
Quem deve levar: Sacha Baron Cohen (Borat)
Por que candidato eu torço: Aaron Eckhart (Obrigado Por Fumar)

ATOR em papel coadjuvante
Quem deve levar: Jack Nicholson (Os Infiltrados)
Por que candidato eu torço: Ben Affleck (Hollywoodland)

ATRIZ em Drama
Quem deve levar: Helen Mirren (A Rainha)
Por que candidata eu torço: Kate Winslet (Pecados Íntimos)

ATRIZ em Comédia ou Musical
Quem deve levar: Meryl Streep (O Diabo Veste Prada)
Por que candidata eu torço: Meryl Streep (O Diabo Veste Prada)

ATRIZ em papel coadjuvante
Quem deve levar: Cate Blanchett (Notas de um Escândalo)
Por que candidata eu torço: Emily Blunt (O Diabo Veste Prada)

TRILHA SONORA
Quem deve levar: Clint Mansell (Fonte da Vida)
Por que candidato eu torço: Alexadre Desplat (The Painted Veil)

CANÇÃO
Quem deve levar: "Never Gonna Break My Faith" (Bobby)
Por que candidato eu torço: Nenhum. Ou Home Of The Brave, não me pergunte o motivo.

Estes são os meus palpites cara-de-pau, afinal ainda não vi quase nada.De todos os candidatos ao prêmio, só assisti até agora Os Infiltrados, O Diabo Veste Prada, Volver, Carros, O Código DaVinci e Piratas do Caribe – O Baú da Morte, já que eu não baixo filmes e ainda não tive a oportunidade de ver Obrigado Por Fumar, Diamante de Sangue, Pequena Mis Sunshine, O Labirinto do Fauno , Happy Feet – O Pingüim e Mais Estranho Que a Ficção, que já estreiaram no Brasil. A Casa Monstro eu acabei não vendo por opção.

Bom, o que dizer? Tenho a convicção que este prêmio é ainda mais imprevisível que o Oscar, não importa o que vem sendo escrito. Há dúvidas em todas as categorias, por mais que existam certos favoritismos, e os chutes mais certeiros até agora parecem ser as categorias de protagonistas femininas: Helen Mirren e Meryl Streep são dadas como certas.

De filme dramático, deve dar o mexicaníssimo Babel, infelizmente. Os Infiltrados é muito bom, mas nada de especial, e os únicos da lista que me despertam grande interesse são A Rainha, pela curiosidade mórbida, e Pecados Íntimos, que tem um tema muito bom, é do mesmo autor do romance que deu origem a Eleição e tem Mrs. Winslet no elenco. Tudo isso não é pouco não. E Bobby que se dane.

O filme de comédia ou musical deve ser mesmo o Dreamgirls, mas não duvidemos da força de Pequena Miss Sunshine. Para mim ambos não parecem ser nada de demais, é esperar para ver.

Em filme estrangeiro, deve dar Cartas de Iwo Jima ou O Labirinto do Fauno. Esse ano está difícil achar alguma coisa, afinal só estão concorrendo nomes consagrados e o único peixe pequeno da disputa é um filme alemão bastante elogiado, A Vida dos Outros. O GG parece ter um gosto melhor aqui que o Oscar, embora vez ou outra cometa o erro de premiar breguices como Mar Adentro. Mas todos os candidatos desse ano parecem ser muito bons. Do filme do Mel Gibson não sei o que eu pensar.

Mais uma vez temos a interessante disputa entre Martin Scorsese e o superestimado Clint Eastwood. Um dos dois deve levar. Senti falta do Almodóvar aqui. E torço pelo Stephen Frears.

Quanto aos roteiros, categoria que eu acho a mais difícil de prever, deve dar Babel ou Pecados Íntimos, que tem aquele perfil ousado que o GG gosta de destacar, ao menos nesta categoria. Acho pouco provável o roteiro de Os Infiltrados ganhar.

Leonardo DiCaprio é queridinho do Golden Globes, mas acredito que Forest Whitaker, um ótimo profissional, mas nunca em destaque, leva. Ou senão o Peter O’Toole, que já está com o pé na cova – vale lembrar que ele já ganhou o Globo de Ouro três vezes, mas nenhum Oscar.

Quanto aos atores em comédia, deve dar o tal Borat, embora eu goste de todos os outros candidatos. Seria uma ótima oportunidade de premiar o Johnny Depp pela primeira vez, mas o Piratas do Caribe- O Baú da Morte é uma lástima tão grande que não merece prêmio nenhum, apenas o esquecimento.

Como já escrevi, Meryl Streep vai levar mais um prêmio pra casa (já virou rotina,mas ela não deve se cansar) e a Helen Mirren finalmente vai desencalhar, deixando a deusa Kate Winslet a ver navios. Mais uma vez. Penélope Cruz teria mais chances se fosse candidata à comédia, mas como acabou em drama,fica só na honra de ser nomeada.

Entre os coadjuvantes, torço por Ben Affleck, e não duvido nada que ele ganhe, afinal o mais improvável já aconteceu, ele ganhar como melhor ator no último Festival de Veneza. Mas deve dar mesmo Jack Nicholson. Entre as mulheres, a mais citada na imprensa e na blogosfera é Jennifer Hudson, mas acredito que vá mesmo pra o fenômeno da natureza chamado Cate Blanchett. Adorei a atuação da Emily Blunt, mas nunca pensei que ela poderia ir tão longe.

E é isso.
Boa sorte Kate!

Nenhum comentário: