domingo, 19 de abril de 2009

Quem Quer Ser Um Milionário? ( *** )

De cima pra baixo

Seria tão melhor assistir Quem Quer Ser Um Milionário? sabendo o mínimo possível sobre o filme, já que ao chegar para a sessão já levava uma bagagem enorme de sensações e informações, tipo de coisa que geralmente só funciona em desfavor a percepção do filme. Mas até que tudo ocorreu bem, o filme fluiu. Curiosamente, é o primeiro caso recente de filme vencedor do Oscar lançado no cinema propositadamente depois da cerimônia da Academia. Tivesse o filme perdido os prêmios principais, a maldita distribuidora Europa Filmes estaria com um tremendo pepino em mãos.

Como fã de Danny Boyle (o único filme dele que eu não gostei foi Caiu do Céu, uma bomba, que curiosamente tem muito em comum com o bem superior Milionário) foi fácil gostar deste Charles Dickens pós-moderno. Muitos críticos e intelectuais brasileiros e estrangeiros se incomodaram profundamente com um possível “olhar de cima” dos cineastas, uma visão turva da Índia e a suposta perpetuação de clichês imperialistas sobre o pobre terceiro mundo.

Bobagem. Pode se até acreditar que exista uma visão equivocada, ou o que os produtores fizeram um filme “olhe para os pobrinhos, coitadinhos”, mas prefiro enxergar uma bela fábula sobre perseverança, obstinação e amor. O peso disso tudo, mais a questão destino -ou “estava escrito”- você pode regular através de sua balança de ceticismo ou ingenuidade, vai de cada um.

Evidentemente superestimado, mas um produto bem charmoso e simpático, apesar das misérias expostas, para mim Boyle fez um trabalho bem mais interessante e funcional do que Cidade de Deus, por exemplo, a quem vem sendo bastante comparado. Também me chama a atenção que muita gente que falou mal deste aqui gostou do paternalismo frouxo e patético visto no também recente Linha de Passe, sucesso do cinema brasileiro, um filme “digno” e “nobre”, que nos mostra uma visão ridícula sobre gente da periferia, expostos como se estivessem em um zoológico, para serem estudados por acadêmicos. O que faltou de honestidade em coerência naquele sobra em coração, energia ,otimismo – e, o melhor de tudo, boa cinematografia - em Slumdog Millionaire.

Psiu: já conhecia os créditos finais, pois tinha o filme no computador (err...), pretendendo assistir antes da cerimônia do Oscar. Felizmente deletei o arquivo e assisti no cinema, não sem antes ver aquele trecho umas dez vezes. Jai H!, canção / créditos maravilhosos...

Slumdog Millionaire / Danny Boyle / 2008 (2:35:1)

Filmes de Março de 2009


1. A Liberdade é Azul **

2. A Igualdade é Branca ***

3. O Retorno de Jedi ****

4. A Fraternidade é Vermelha ****

5. O Incrível Hulk *

6. Sexta-Feira 13 *

7. Southland Tales – O Fim do Mundo **

8. Uma Mãe Para o Meu Bebê ***

9. Senhores do Crime ****

10. Recontagem **

11. Jogos do Poder **

12. Hairspray – Em Busca da Fama ***

13. Carne Trêmula ***

14. Finais Felizes ***

15. A Professora de Piano *****

16. A Dupla Vida de Veronique **

17. As Patricinhas de Beverly Hills ***

18. Plata Quemada ***

19. Scoop – O Grande Furo *

20. Segurando as Pontas ***

21. Os Estranhos *

22. Linha de Passse *

23. Watchmen ***

24. Cão Sem Dono ***

25. Uma Rua Chama Pecado ***

26. *O Massacre da Serra Elétrica ***

27. Indiana Jones e a Última Cruzada ***

* Remake de 2003.


Filmes de Fevereiro de 2009

1. X-Men 2 ***

2. Dançando no Escuro **

3. Não Estou lá *

4. Jogo de Cena ****

5. Razão & Sensibilidade *****

6. Across the Universe ***

7. Cecil Bem Demente **

8. A Insustentável Leveza do Ser ***

9. Piaf – Um Hino ao Amor *

10. Conduta de Risco **

11. Apenas Uma Vez ****

12. De Tanto Bater o Meu Coração Parou ***

13. Quatro Casamentos e um Funeral ***

14. Fazendo História ***

15. Coração de Tinta *

16. Sim, Senhor *

17. Noivas em Guerra *

18. Garotos de Programa **

19. Batman – O Cavaleiro das Trevas ***

20. Transamérica ***

21. Sonata de Outono ***

22. Caiu do Céu *

23. A Menina Santa *

24. Chumbo Grosso ****

25. Em Carne Viva ***

26. Violência Gratuita ****

27. O Mundo de Jack & Rose ***

28. Alien 3 **



Filmes de Janeiro de 2009

1.O Império Contra- Ataca ***

2. Trovão Tropical ***

3. Uma Secretária de Futuro ****

4. Perdas e Danos ***

5. A Festa de Babette *

6. O Diabo Veste Prada ***

7. Crepúsculo ***

8. Por Uma Vida Menos Ordinária ****

9. Planeta dos Macacos ***

10. Duro de Matar ***

11. Madrugada dos Mortos ****

12. Team America – Detonando o Mundo ****

13. O Curioso Caso de Benjamin Button ***

14. O Preço de Uma Verdade *****

15. X-Men: O Confronto Final **

16. Viagem Maldita **



quinta-feira, 2 de abril de 2009

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dez de 2005

Marcas da Violência

David Cronenberg transforma um roteiro que poderia resultar em um bom SuperCine em um filme excepcional, estranho, excitante, lindamente filmado e espertamente enxuto, que ainda nos diz uma ou duas coisas sobre os instintos do bicho humano. E o que é aquele final?

O Segredo de Brockeback Mountain

Romântico sem ser piegas; melancólico, mas sem emoções baratas. O grande Ang Lee passeia pela América rural e sufocante numa história de amor e tesão reprimidos, mentiras sinceras e a falta de coragem para assumir a vida que se quer ter, além dos sacrifícios que se fazem pela família. Como se tudo isso não bastasse, cada característica do filme, das atuações a trilha sonora, é maravilhosa. E não se enganem: não é o Coringa, mas sim o Ennis Del Mar,a atuação definitiva do falecido Heath Ledger.

A Lula e a Baleia

Não é preciso sentir uma identificação pessoal para apreciar um filme, mas quando isso acontece é realmente um acontecimento gratificante. Retrato ao mesmo tempo ácido e afetuoso de um período muito especial e confuso da vida, Noah Baumbach mostra que não é mesmo fácil ser pai, mãe, irmão...e filho.Família, família...

Orgulho & Preconceito

Quando li que o excelente romance de Jane Austen ganharia mais uma adaptação, fiz cara feia. Eis que num domingo vou ao cinema assistir esta versão feita pelo estreante em cinema Joe Wright e saio com um sorriso estampado no rosto. Difícil escolher o que é melhor: a esperteza e o otimismo de Austen, ou o visual e a energia contagiante trazida pelo diretor. Trilha sonora de arrepiar de tão bela.

O Virgem de 40 Anos

Mais um caso de um ótimo diretor revelado ao mundo em um filme que foi uma grata surpresa. Muito obrigado Judd Apatow. Steve Carell, você é genial. Agora fica a dúvida: qual destes dois, também roteiristas, teve a ideia sensacional de encerrar o filme homenageando/escrachando com Hair?

Caché

Meu primeiro contato com Michael Haneke. Impressionante, e me fez pensar: preciso ver tudo o que esse cara já fez. Mas não sei se tenho coragem.

Ponto Final

Woody Allen acordando com pouco bom humor- e gostando disso. Gosto da Scarlett Johansson, mas é inevitável pensar em como esse filme seria com a Kate Winslet, que desistiu do papel. Deixa um gosto amargo na boca, e talvez seja esquemático demais. Mas quem disse que isso não é intencional?

O Novo Mundo

Hipnose sensorial by Terrence Malick. Quando chegar a madrugada, me passe umas cervejas e aperte o play.

Eu, Você e Todos Nós

Miranda July, precisamos de um novo filme seu. Admito que alguns desdobramentos deste aqui não me agradaram muito, mas é um filme tão esperto, doce e interessante que é difícil não gostar. Independente sem ranço.

Transamérica


Ser uma coisa e querer ser outra, de tal modo que viver pode até ser um martírio. E enfrentar o passado, com todas as dores que isso possa causar. Embora o tema evidente seja o transsexualismo, sem enfeites, de forma direta e sem dourar a pílula, não deixo de pensar que o filme de Duncan Tucker, muito divertido, cruel e cativante ao mesmo tempo, funcione como uma bela ode ao anticonformismo. Vai doer?Vai. Mas antes isso do que ficar parado.

Também gostei de: Cidade Baixa, Amor em Jogo, A Prova, King Kong, De Tanto Bater o Meu Coração Parou, Guerra dos Mundos, A Outra Face da Raiva, Batman Begins, A Noiva Cadáver, Por Conta do Destino, O Mundo de Jack & Rose.

Ainda não vi, mas sinto que posso gostar de: Meu Amor de Verão, Reis e Rainha, Mal dos Trópicos, Boa Noite e Boa Sorte, Junebug, 2046, Wallace & Gromit em A Batalha dos Vegetais, O Castelo Animado, Impulsividade.