domingo, 7 de março de 2010

Palpites Finais para o Oscar 2010


Melhor Filme
Quem leva: Avatar
Azarão que pode levar o ouro:
Guerra ao Terror
Meu voto seria:
Bastardos Inglórios

Melhor Diretor

Quem leva: Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror
Azarão que pode levar o ouro: James Cameron por Avatar
Meu voto seria: Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror

Melhor Roteiro Original
Quem leva: Bastardos Inglórios
Azarão que pode levar o ouro: Guerra ao Terror
Meu voto seria: Up - Altas Aventuras

Melhor Roteiro Adaptado
Quem leva: Amor Sem Escalas
Azarão que pode levar o ouro: Distrito 9
Meu voto seria: Educação

Melhor Ator
Quem leva: Jeff Bridges por Coração Louco
Azarão que pode levar o ouro: Colin Firth por Direito de Amar
Meu voto seria: Colin Firth por Direito de Amar

Melhor Ator em Papel Coadjuvante
Quem leva: Christoph Waltz por Bastardos Inglórios
Azarão que pode levar o ouro: Christopher Plummer por A Última Estação
Meu voto seria: Christoph Waltz por Bastardos Inglórios

Melhor Atriz
Quem leva: Meryl Streep por Julie & Julia
Azarão que pode levar o ouro: Sandra Bullock por Um Sonho Possível
Meu voto seria: Carey Mulligan por Educação

Melhor Atriz em Papel Coadjuvante
Quem leva: Mo'Nique por Preciosa: Uma História de Esperança
Azarão que pode levar o ouro: Anna Kendrick por Amor Sem Escalas
Por quem eu torço: Preciosa: Uma História de Esperança

Melhor Filme Estrangeiro
Quem leva: A Fita Branca
Azarão que pode levar o ouro: O Segredo dos Seus Olhos
Por quem eu torço: nenhum em especial

Melhor Fotografia
Quem leva: Avatar
Azarão que pode levar o ouro: A Fita Branca
Por quem eu torço: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Melhor Edição
Quem leva: Guerra ao Terror
Azarão que pode levar o ouro: Avatar
Por quem eu torço: Guerra ao Terror

Melhor Direção de Arte
Quem leva: Avatar
Azarão que pode levar o ouro: Nine
Por quem eu torço: Avatar

Melhor Figurino
Quem leva: Nine
Azarão que pode levar o ouro: Brilho de uma Paixão
Por quem eu torço: Nine

Melhor Trilha Sonora
Quem leva: Up - Altas Aventuras
Azarão que pode levar o ouro: O Fantástico Sr. Raposo
Por quem eu torço: Sherlock Holmes

Melhor Canção, Som, Efeitos Especiais, Efeitos Sonoros: ...?

Preenchi um ou dois bolões na internet, e suspeito que os meus palpites aqui já estão diferentes dos que registrei por lá. E se eu voltasse aqui uma hora depois, creio que os novos chutes também seriam diferentes...Quem acertar nessas apostas com certeza vai merecer seu prêmio, pois o terreno da adivinhação está mais árido do que o habitual. Enfim, a Academia conseguiu o que queria, já que tirou o prêmio do marasmo e conseguiu adotar filmes que não são unanimidades em lugar algum, sobrando muito suspense para a grande noite. Eles ficam gratos, e nós, cinéfilos espectadores, também.

Uma coisa que já aprendi há anos é que quando o pessoal do Oscar escolhe os vencedores em categorias "menores" como edição, trilha sonora ou fotografia, não estão julgando sempre a caracteristíca técnica/artistíca em si, nem a sua originalidade, ousadia ou papel em relação ao filme, mas simplesmente escolhendo "dar um Oscar", em termos quantitativos, a um filme. Daí a discrepância muito comum entre os resultados do Oscar e os de associação de críticos e sindicatos técnicos, já que os escolhidos por estas duas últimas instituições servem mais para se ter uma ideia dos filmes que estão no jogo ou para prever as nomeações - como resultado final é muito diferente.

Daí a inutilidade de se tentar prever os resultados- faço isso aqui porque acho divertido comparar a minha lista com a lista final, o que não deixa de ser diovertido. Mas, resumindo, não é um exercício de análise lógica, mas sim de achismo - acontece muitas coisas nos bastidores que nunca sabemos nem saberemos - não insinuo corrupção, mas apenas cito as peculiaridades do mundinho do Oscar e da indústria americana de cinema.

Enfim, que a festa hoje seja curta e divertida, já que a do ano passado foi o melhor Oscar em muito tempo, enquanto programa televisivo.

sábado, 6 de março de 2010

Os Dez Mais do Oscar 2010

Indicados a Melhor Filme do Ano


Guerra ao Terror
(The Hurt Locker, 2008) de Kathryn Bigelow I 9 Indicações I minha cotação atual: ***
Extremamente bem filmado e atuado
, merece a atenção que vem recebendo, embora não tenha, ideologicamente, um ponto de vista bem definido, fica meio em cima do muro, o que não deixa de ser uma decepção em relação a um filme tão destemido. Foi abraçado por ser, err, muito bom e, talvez, o primeiro filme sobre a Guerra do Iraque feito com pulso firme e estilo - e, claro, a história é mesmo original e curiosa. Deve ganhar nas categorias de Direção e Edição. Melhor Filme e Melhor Roteiro Original são duas possibilidades, se Avatar e Bastardos Inglórios, respectivamente, deixarem.




Avatar (Avatar, 2009) de James Cameron I 9 Indicações I minha cotação atual: **
Recebeu menos indicações do que todos esperavam e, comparando as suas nomeações com as de Guerra ao Terror, Avatar perde, já que não teve nenhum membro do elenco ou o roteiro indicado. Deve ganhar como Melhor Filme, Direção de Arte, Efeitos Especiais, Som e Efeitos Sonoros, pela imensa popularidade, mas não vai ser uma noite tão fácil quanto a que consagrou Titanic. E, afinal, não tem evolução tecnológica que faça esquecer o fato de que o filme é uma aventural bem feita, mas banal, basicamente um mar de clichês.



Bastardos Inglórios
(Inglorious Basterds, 2009) de Quentin Tarantino I 8 Indicações I minha cotação atual: ***
O retorno em grande estilo de uma dos maiores cineastas americanos em atividade, depois de mais de uma década de esnobadas inexplicáveis no Oscar. É o grande azarão da noite, suspeito que leva como Melhor Roteiro Original e pode ganhar o ouro se a divisão entre os filmes de Bigelow e Cameron for muito grande -não duvido que Bastardos ganhe como Melhor Filme. Por outro lado, deveria ter sido o mais indicado da noite, já que foi ignorado injustamente nas categorias de Direção de Arte, Figurino e Atrizes Coadjuvantes. Não é o meu Tarantino favorito, mas torço pelo filme.



Preciosa: Uma História de Esperança (Precious: Based On The Novel"Push" By Saphire, 2009) de Lee Daniels I 6 Indicações I minha cotação atual: ***
O maior representante indepente (todo ano tem) desta edição, este drama curioso tem como trunfo o elenco dedicado e passional, que luta contra a mão pesada do diretor Daniels, indicado na categoria de direção possivelmente por motivos políticos - é, inacreditavelmente, apenas o segundo cineasta negro indicado ao Oscar como diretor. Preciosa também é o primeiro filme dirigido por um negro a concorrer ao Oscar de Melhor Filme do Ano.



Amor Sem Escalas
(Up In The Air, 2009) de Jason Reitman I minha cotação atual: ***
O bom drama de Jason Reitman deve levar o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado,o que seria justo e de bom tamanho. Não é um filme excepcional, mas é feito com cuidado e tem um tema central muito oportuno (o desemprego) em tempos de crise econômica - sim, ainda ela.



Up - Altas Aventuras (Up, 2009) de Pete Docter I 5 Indicações I minha cotação atual: *****
Meu favorito entre os dez, esta linda animação da Pixar é a primeira produção da casa a concorrer a categoria máxima do Oscar, simplesmente uma injustiça, já que a Pixar vem merecendo este reconhecimento máximo desde o seu primeiro longa, em 1995. Deve ganhar como Melhor Animação e Trilha Sonora, competindo fortemente nestas duas categorias com o também muito bom O Fantástico Sr. Raposo.



Distrito 9
(District 9, 2009) de Neil Blomkamp I 4 Indicações I minha cotação atual: ***
Divertido e muito bem dirigido docdramasci-fidefavela, assinado por um novato a partir de um curta metragem experimental, é o mais curioso indicado ao Oscar de Melhor Filme deste ano e, suspeito, também de toda a história da Academia. Com um sabor nerd e B, sofre do mesmo problema do colega de gênero Avatar - é infestado de clichês, às vezes parece até uma colagem - mas é melhor construído e bem mais satisfatório do que o filme de Cameron - que, ironicamente,com certeza foi uma inspiração aqui.



Educação
(An Education, 2009) de Lone Scherfig I 3 Indicações I minha cotação atual: ****
De baixa voltagem, mas cheio de charme, este drama inglês roteirizado pelo rei do pop Nick Hornby (indicado ao Oscar pela pelo seu primeiro script) deve sair de mãos vazias da cerimônia - mas, se o Oscar fosse "justo" (muitos risos), Carey Mulligan iria para casa vitoriosa. Quem sabe?



Um Homem Sério (A Serious Man, 2009) de Ethan Coen & Joel Coen I 2 Indicações I minha cotação atual: ***

Curiosa a presença desse filme na lista, afinal no ano passado o excelente Queime Depois De Ler foi completamente excluído da cerimônia. Bom filme, cheio de momentos hilários, definitivamente não é o melhor dos Coen, nem de longe, lembrando muito o inesquecível Barton Fink - Delírios de Hollywood, uma comparação que não o ajuda muito. Não vai ganhar nada.



Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009) de John Lee Hancock I 2 Indicações I minha cotação atual: **
Bonitinho e ordinário, o mais surpreendente sucesso comercial do cinema americano no ano passado foi agraciado com uma curiosa indicação na categoria principal, deixando para trás os últimos esforços de gente graúda como Clint Eastwood e também os outrora com grandes chances Star Trek e Nine. A outra indicação do filme vem na forma de Sandra Bullock, teoricamente a favorita da noite na categoria Melhor Atriz, mas que vai ter que se entender com a Meryl Streep, que deve ganhar seu terceiro Oscar pela comédia Julie & Julia.

A briga vai ser boa.

terça-feira, 2 de março de 2010

Quando eu penso no Oscar 2010 eu penso que...


...faltando apenas alguns dias para festa, não há uma única revista de cinema brasileira abordando o assunto e, pela primeira vez em décadas, a SET (falida, quase morta) não lança a tradicional edição do Oscar. Triste, se olharmos pelo lado nostálgico.

...o excesso de informações é uma merda. Ao quadrado. Análises, listas, pesquisas, prêmios alternativos, previsões, todo dia, toda hora. Resumindo: um saco.

...já que O Oscar cortou as apresentações musicais da festa (ironia gigantesca, já que um dos diretores da festa este ano, o Adam Shankman, é coreógrafo e já dirigiu um musical, Hairspray), sobra o que? Queremos breguice, micos. Também estão dizendo que os grandes nomes (Tom Cruises e Brangelinas da vida) estão se recusando a participar da festa...

...eu adorei que sejam dez indicados a melhor filme. Se dilui a coisa toda, e também banaliza, de certa forma, a festa, dá chances de filmes como Distrito 9 (uma bela bagunça nerd, espécie de mashup da ficção B, com genes de Aliens - O Resgate, Independence Day, A Mosca e uma cacetada de referências) estamparem o selo "indicado ao Oscar de Melhor Filme". Chupa essa Batman.

...como assim, Sandra Bullock indicada a um Oscar? E ameaçando a Meryl Streep? Surreal. It's Hollywood. E o pior: Sandy, simpática, pé no chão,espirituosa e cheia da grana (mulher mais lucrativa da indústria, o que equivale a um Nobel por lá) tem reais chances de ganhar. Chupa essa Julia Roberts.


...Oscar é fase, época, espiríto. Chicago ganha ontem, Nine é ignorado hoje. Sandra Bullock quase cai no ostracismo, hoje vira uma favorita. Guerra Ao Terror não é visto por ninguém durante um ano inteiro, e de repente vira uma sensação. Quando a gente pensa que figuras como Jeff Bridges nunca ganhariam a estatueta, vemos que ele já tem o discurso pronto para a próxima cerimônia. Quentin Tarantino faz filmes geniais e é sempre ignorado, pra depois fazer um dos seus títulos mais fracos (mesmo assim, cheio de qualidades), ganhar láureas e ser promovido da cozinha para a sala de jantar.É confuso, às vezes irritante,mas no fim, muito divertido.