segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Se Beber, Não Case ( * )


Também quero rir

Mais um que aposta em cheio no absurdo e no politicamente incorreto, este Se Beber, Não Case (tradução rocambolesca para The Hangover, ou simplesmente “A Ressaca”) não vai muito longe, no fim sendo um filme cretininho e óbvio como parecia ser. Foi um dos maiores sucessos de bilheteria do ano nos Estados Unidos, o que não causa choque, mas nos diz uma ou outra coisa sobre como a coisa está feia no circuito comercial de filmes norte-americanos – o que vale pro resto do mundo. Se Deus existe ouvindo, mande uma comédia decente para a gente, JÁ!

Aqui os cineastas investem na tática, que já está tornando-se velha, de promover o uso de clichês e, antes disso, contorná-los, o que resulta em um filme que é menos óbvio do que poderia e deveria ser, mas mesmo assim é ruinzinho de dar dó. Embolar na cronologia também é uma tática. E também não funciona.

Animais, minorias, bebês e outras criaturas indefesas são as maiores vítimas aqui, em um tom de pseudocamaradagem que resulta em um grande nada. A premissa, que mostra as conseqüências de uma noitada e não a noitada em si (aparentemente não viram Cara, Cadê Meu Carro? que, acreditem , é superior), também não é grande coisa. Se há algumas risadas amarelas, e pelo menos pra mim um momento de risada genuína (a trilha sonora absurda no casamento que acontece no final do filme) , é lamentável constatar que esse filme é extremamente besta e falho. Também queria rir, mas não deu. U$ 275 milhões de bilheteria doméstica, uau.

Mas, voltando ao que interessa, o que mais gostei é que ao menos o elenco é formado por completos desconhecidos do grande público. O mais famosinho é o projeto de galã Bradley Cooper, que está quase chegando lá. Curiosamente, Cooper vem se dando muito bem em papéis coadjuvantes em comédias de sucesso, como o inédito no Brasil America Wet Hot Summer, Ele Não Está Tão Afim de Você e o terrível Penetras Bons de Bico, que também foi um fenômeno nas bilheterias lá de cima.

Se Beber, Não Case não é tão horrendo como este último, mas tem um roteiro mambembe, medido e pesado para agradar a plateia masculina, e que fornece algumas pistas do porquê de tanto sucesso. Mulher aqui ou é tonta ou é uma megera, prostitutas é que são dignas e tem bom coração, Mike Tyson é um cara muy legal e ter mais de 30 anos e pensar como um adolescente retardado é que é massa.

A análise pode soar meio ranzinza, mas não deixa de ser chocante ver na tela tantas ações e comportamentos cretinos sendo ministrados com uma suposta demonstração de leveza e um jeito legal de levar a vida– ei, vamos cair na farra e comemorar a idiotice. No final contraditório, o abestalhado aprende a se respeitar, o canalha vira bom pai e etc. Funciona para muita gente.

Dirigido por Todd Philips, o mesmo de Caindo na estrada, este The Hangover parece um remake do filme de 2000, mas com uma dose de regressão. Se ali eram adolescentes que aprontavam das suas, aqui são marmanjos ainda mais imbecis, fazendo coisas ainda mais estúpidas. Judd Apatow fez falta aqui. Passo.

PSIU: este filme da Warner é proibido para menores desacompanhados nos Estados Unidos. No Brasil levou cortes de cenas de sexo e teve palavrões atenuados nas legendas para obter classificação etária de 14 anos. Curiosamente, também foi lançado em diversas versões dubladas. Mais non sense, impossível.

PSIU 2: Recentemente, Halloween – O Início, da Playarte, e Brüno, da Sony, também sofreram cortes no Brasil, para atenuar conteúdo sexual ou de violência. Está virando modinha, e infelizmente é uma iniciativa que está partindo das próprias distribuidoras, e não de algum órgão governamental ou grupo organizado careta. Lamentável, e dá medo. Por outro lado, o polêmico Anticristo foi lançado sem cortes pela distribuidora Califórnia Filmes, que poderia optar por lançar uma versão mais leve, fornecida pela própria produtora do filme, como aconteceu em diversos países. Palmas para eles, mas não fizeram nada além de sua obrigação. Depois reclamam quando baixam filmes na internet.

O PIOR: É bobo e sem graça, mais do que o recomendável

O MELHOR: Não é tão óbvio como parecia ser e o elenco masculino é interessante, melhor do que o filme.

The Hangover / Todd Phillips / 2009 (2:35:1)

domingo, 20 de setembro de 2009

Filmes de Agosto de 2009


1. Volver *****
2. Milk – A Voz da Igualdade **

3. Últimos Dias *
4. Tudo O Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar ***
5. Festim Diabólico ***

6. A Queda! – As últimas Horas de Hitler ***

7. A Mulher Invisível **
8. Feitiço do Tempo *****
9. Sexta-Feira Muito Louca **

10. As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo **

11. Terror em Amytiville *

12. Alta Fidelidade ****

13. Como Perder Um Homem em 10 Dias **

14. Brinquedo Assassino ***

15. Os Eleitos – Onde o Futuro Começa ***

16. King Kong (33) *****

17. Cidade de Deus ****
18. O Jardineiro Fiel ***

19. A Lista de Schindler ****

20. Extermínio ***

21. Homem- Aranha 2 ****
22. Filhos do Silêncio ***
23. A Balada do Pistoleiro ***

24. Diários de Motocicleta **

25. Edward Mãos-de-Tesoura ****

26. Donnie Darko ****

27. De Olhos Bem Fechados *****
28. Eu Te Amo, Cara ***
29. O Virgem de 40 Anos ****
30. Encontros e Desencontros *****

31. O Exorcista – A Versão Que Você Nunca Viu *****

32. Ghost – Do Outro Lado da Vida *
**

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Arraste-me Para O Inferno ( ** )


Quando a vida é um inferno

O lançamento Arraste-me Para O Inferno merece ser celebrado porque, aleluia, o Sam Raimi deu um tempo da série Homem Aranha (já desgastada em seu terceiro episódio) e voltou com força às raízes B do começo de sua carreira. Aqui, com a classe e a eloqüência moral de um episódio de Contos da Cripta, ele brinca com o terror gosmento, frenético e curiosamente hilário que marcou o início de sua carreira.

Toda vez que eu lia que este filme era uma mistura perfeita entre terror e comédia, botava pouca fé, pois em todo exemplar de terrir que eu já vi sempre o lado cômico predomina, e aqui não é diferente. Há momentos arrepiantes ocasionais e muitas cenas que assustam o espectador no grito, cheio de efeitos sonoros graves e repentinos.

Mas o mais interessante do roteiro, escrito por Raimi e seu irmão Ivan (a mesma dupla que escreveu o desastroso Homem-Aranha 3, mau sinal) são as beliscadas no espectador, com questões sobre ganância, solidariedade e falta de dinheiro, tópcos oportunos em tempos de crise econômica mundial. Melhor timing, impossível.

Começamos bem com o logotipo antigo da Universal, que foi exibido até a metade dos anos 1990 – vem podreira por aí, já fica claro. A certa altura, brinca-se de mandar os outros para o inferno, e é incrível que uma produção de espírito declaradamente tão B (também de besta) possa levantar mais questões e pensamentos interessantes do que muito filme sisudo que se vê por aí.

Raimi brinca com uma espécie de festival de terror oral e levado, com muita baba, gosma e insetos rondando os orifícios da protagonista, vivida pela carismática Alison Lohman. Há momentos que lembram um episódio de Pernalonga ou Pica Pau versão 18 anos, com embates físicos impagáveis, e sem nenhuma consequência real – pra resumir, arranhões no lugar de uma cadeira de rodas.

O filme brinca com convenções espíritas e contos de assombração, e a direção de arte é bastante boa. Os personagens são rasos, quando não caricatos, sem falar no desserviço sacana que é colocar todo personagem estrangeiro como exótico, nojento ou macumbeiro. É tudo muito autoconsciente e (auto) referencial – mais ou menos como o Planeta Terror de Robert Rodriguez, mas o resultado aqui soa mais original, embora o filme decepcione.

É Também coerente com as outras produções da produtora de horror de Raimi, a Ghost House: é irregular; por outro também é a melhor de todas lançadas pela grife até e agora, já que de lá só sai bomba, vide as franquias de baixa qualidade O Grito e O Pesadelo.

Pena que no final Raimi aposte em um desdobramento muito mais que óbvio, coerente com o que temos visto na carreira dele e com o tal espírito de cinema de horror de segunda, mas francamente sem graça e decepcionante. Um desfecho irritante que, caso raro, consegue estragar tudo o que vimos antes. Vá para o inferno Sam Raimi.

PSIU: O filme, o primeiro do cineasta em 9 anos fora do universo dos quadrinhos, seria estrelado pela Juno, vulgo Ellen Page. Foi substituída pela Lohman, por sinal muito parecida com ela, e que andava sumida das grandes produções e merecia um papel principal há muito tempo.

O MELHOR: o clima vagabundo e de vale tudo, fake, mas funcional

O PIOR: os efeitos especiais de quinta categoria e os desdobramentos cretinos do roteiro

Drag Me To Hell / Sam Raimi / 2009 (2:35:1)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Brüno ( *** )


Existe vida pós-Borat

Wundebar!Finalmente matei a curiosidade e conferi Brüno. Depois da intensa campanha de marketing, fruto da dedicação extrema de Sacha Baron Cohen na divulgação de seus veículos, parece que sobrou pouca coisa inédita para ser extraída do filme, mas há boas surpresas lá. Excetuando-se o fato de que tem a mesmíssima estrutura do ótimo Borat e, como o filme de 2006, parecer um tresloucado especial de TV a cabo e ser francamente irregular, achei este filme um jóia.

Se no filme de 2006 atacava-se a miopia norte-americana/ocidental quanto ao relacionamento com o diferente, a nova metralhadora giratória do comediante inglês mira no mundinho escroto da moda, nas contradições e superficialidade das celebridades e no preconceito contra os gays e negros.

Brüno, apresentador de TV austríaco de declarados 19 anos, e idade mental de 6, acaba virando reflexo de muita gente superficial solta por aí no mundo de entretenimento, e Cohen escolhe Los Angeles para ser o epicentro do seu ataque feroz, ousado e muito bem humorado sobre o mundo perigoso e tosco em que estamos mergulhados.

O filme parece uma colagem de quadros ousados e pegadinhas, editados em um ritmo frenético e mais bem resolvido do que o de Borat, investindo numa quantidade inédita de grosseria, mesmo para as comédias absurdas de Hollywood. Quem sobreviver aos primeiros minutos de Brüno agüenta qualquer coisa. Aqui a nudez e as piadas de borracheiro não são apresentadas em um tom jocoso ou inseridas em uma estrutura de ficção corriqueira, mas sim num tom de documentário que acaba causando uma certa estranheza e, logo atrás, um pouco de incômodo.

A produção vira uma salada mista. Cenas chocantes, com piadas visuais que não são vistas comumente em filmes de grandes estúdios, dividem espaços com momentos ácidos, ora encenados ora frutos das armações do comediante, e mais uma vez não fica lá muito claro o que é encenação e o que é fruto da espontaneidade,lembrando-se que estão diante das câmeras, das pessoas envolvidas.

Parece que coragem é apalavra chave aqui, pois Cohen mexe em vespeiros, que vão de entrevistas provocadoras com terroristas em territórios de conflitos religiosos ao registro em filme de várias insinuações de sites de fofoca. Chamar Mel Gibson de nazista ou John Travolta, Tom Cruise e Kevin Spacey de gays enrustidos numa produção cara da Universal Pictures definitivamente não é uma coisa que se vê todo dia.

PSIU: O hilário subtítulo Delicious Journeys Through America for the Purpose of Making Heterosexual Males Visibly Uncomfortable in the Presence of a Gay Foreigner in a Mesh T- Shirt era apenas mais uma piada da campanha de marketing, e não está presente na película.

O MELHOR: o tom ácido, absurdo e contundente

O PIOR: nem todas as piadas funcionam.

Brüno / Larry Charles / 2008 / 2009 (1:85:1)



An Education


Preciso escrever alguma coisa?

* imagens roubadas do Film Expeience, o melhor blog de cinema que eu já vi.